Empresa orientada para a estratégia

Um dos desafios do executivo/gestor contemporâneo é trabalhar no sentido de orientar a empresa onde atua para a estratégia. Não basta tão somente elaborar o planejamento estratégico anualmente, de forma burocrática, para que a empresa possa se considerar orientada para a estratégia. É necessário muito mais do que isso.

Como não é simples definir em poucas palavras o que é uma empresa/organização orientada para a estratégia vamos relacionar algumas características que deve possuir uma organização que pretende ter a estratégia como a norteadora da sua atuação.

Se considerarmos que os 8 (oito) Fundamentos da Excelência encontrados em Empresas de Classe Mundial, preconizados pela Fundação Nacional da Qualidade, caracterizam uma empresa orientada para a estratégia poder-se-ia afirmar que uma empresa orientada para a estratégia deve ser guiada por: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade,  desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor. Esses princípios expressam muito bem o que é uma empresa orientada para a estratégia.

No livro Organização Orientada para a Estratégia, os criadores do balanced scorecard Kaplan e Norton, com base em diversos estudos de caso desenvolvidos em grandes empresas como Mobil, CIGNA, Nova Scotia Power e AT&T Canada, entre outras, explicitam o que eles chamam de  cinco princípios críticos necessários à construção de “organizações focalizadas na estratégia”. São eles:  traduzir a estratégia em termos operacionais; alinhar a organização com a estratégia; transformar a estratégia em tarefa cotidiana de todos; converter a estratégia em processo contínuo e mobilizar a mudança por meio de uma liderança forte e eficaz”.

A Figura 1 ilustra os princípios de uma organização orientada para a estratégia.

Complementarmente pode-se afirmar também que uma empresa orientada para a estratégia acredita que a capacidade de executar a estratégia é mais relevante do que o conteúdo da estratégia. É uma organização que apresenta uma atitude mental dos seus executivos/gestores orientada para o desempenho e consequentemente os resultados. É uma organização convicta de que as oportunidades para a criação e agregação de valor para as pessoas e para a sociedade estão, cada vez mais, migrando dos ativos tangíveis para os intangíveis, ou seja, de instalações, máquinas e equipamentos para a gestão do conhecimento. Além disso é uma organização onde os colaboradores entendem que a formulação e a implementação da estratégia são um processo contínuo e deve envolver todos os colaboradores. É ainda uma organização que assegura que a estratégia seja descrita e comunicada de forma eficaz. Monitora indicadores em uma perspectiva mais ampla e não apenas os indicadores financeiros. Finalmente é uma organização onde todos os recursos e atividades se alinham com a estratégia.

A empresa orientada para a estratégia é aquela que direciona pessoas, conhecimento, capital, recursos tecnológicos e materiais visando o alcance dos objetivos propostos pela estratégia.

No próximo DICAS DE GESTÃO vamos apresentar um check list que pode ser útil para você e sua equipe avaliarem se a empresa onde vocês atuam está orientada para a estratégia.

Até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s