Como tornar a sua empresa orientada para resultados

Esse artigo completa a trilogia iniciada com o DG 2 – Gerenciando o desempenho por meio de indicadores e o DG 4 – Estabelecendo metas desafiadoras.
A propósito você já leu os anteriores? O que está esperando?
Nesses tempos desafiadores com a economia registrando crescimento negativo, orientar a empresa para a obtenção de resultados assume papel preponderante.

Mas o que vem a ser resultado? O resultado pode ser visto como a conseqüência de um conjunto de ações ou eventos que podem ser expressos de maneira qualitativa ou quantitativa. Em gestão o resultado está associado ao índice alcançado pelos indicadores de desempenho da empresa como decorrência das decisões tomadas pelos executivos.

Durante muitos anos, quando se falava em resultado, as pessoas associavam imediatamente a resultado financeiro. Como se essa fosse à única dimensão merecedora de atenção. Mais recentemente resultado empresarial ganhou um significado mais amplo.

Atualmente resultado nas empresas contempla pelo menos sete dimensões: resultados relativos aos clientes e ao mercado, resultados econômico-financeiros, resultados provenientes da gestão de pessoas; resultados do desempenho dos fornecedoreDG6Imagems, resultados de produtos/serviços, resultados relativos à sociedade e resultados dos processos de apoio e organizacionais.

Os resultados relativos aos clientes e ao mercado são analisados para avaliar a empresa a partir da perspectiva do cliente.
Ex: satisfação, insatisfação, retenção, conquista e perda, reconhecimento por clientes e por organizações independentes, etc.

Os resultados econômico-financeiros refletem o desempenho financeiro da empresa.
Ex: receita bruta e líquida, rentabilidade, lucro operacional e líquido, lucro por ação, etc.

Já os resultados relativos à gestão de pessoas contemplam os relacionados ao bem-estar, satisfação, desenvolvimento, desempenho dos sistemas de trabalho e a eficácia da força de trabalho.
Ex: rotatividade, absenteísmo, nível de escolaridade, saúde ocupacional, acidentes de trabalho, quase acidentes etc.

Os resultados do desempenho dos fornecedores avaliam a performance de fornecedores e parceiros, ou seja, daqueles que fornecem matérias-primas, componentes e serviços em qualquer estágio dos processos empresariais.
Ex: qualidade, entrega, preço, redução de perdas e retrabalho, etc.

Os resultados relativos ao produto/serviço contemplam o desempenho dos produtos e a eficiência, eficácia e efetividade dos processos, incluindo os aspectos relativos à imagem da empresa na sociedade e no meio ambiente que contribuem significativamente para os resultados finais da organização como um todo.
Ex: medições internas, prontidão para resposta, entre outros

Os resultados relativos à sociedade aferem o desempenho da empresa no que se refere a sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma sustentável, por meio da minimização dos impactos negativos potenciais dos seus serviços na sociedade e como a empresa interage com a sociedade de forma ética e transparente.
Ex: Percentual da receita investido em gestão ambiental, percentual dos resultados revertidos para ações sociais entre outros.

Os resultados dos processos de apoio e organizacionais mensuram o desempenho dos processos que apoiam as atividades fim da empresa.
Ex: Número de não conformidades, número de ações preventivas dividido pelo número de ações corretivas, custo real de processos dividido pelo custo ideal entre outros.

A partir da compreensão do significado de resultado pode-se entender a empresa orientada para resultados como aquela que apresenta uma integração entre todos os sistemas empresariais em torno de especificações de resultados, especificações de resultados relativos às unidades e especificações de resultados relativos a todos os gestores individuais.

A empresa orientada para resultados, portanto, é aquela que torna real a visão de futuro, formulando estratégias, desdobrando as estratégias em planos de ação, estabelece metas desafiadoras para os seus indicadores que devem ser comunicados e implementados de forma eficaz para que a empresa possa a partir daí atuar com foco nos resultados almejados. Isso pressupõe o acompanhamento periódico desses resultados em reuniões de análise crítica voltadas exclusivamente para a avaliação do desempenho. Em outra oportunidade vou falar um pouco mais sobre a condução dessas reuniões de análise crítica.

A avaliação dos resultados por meio de um conjunto de indicadores, que devem refletir as necessidades e interesses de todas as partes interessadas, leva a empresa a tornar-se mais competitiva já que as causas de baixos desempenhos são identificadas e discutidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s