Afinal, gestão de processos ou gestão por processos?

Quando se fala em orientar a organização para processos uma discussão que surge invariavelmente é se o objetivo é implantar a gestão por processos ou a gestão de processos.

A discussão aparentemente semântica embute diferenças substanciais.1234

A gestão por processos pressupõe uma abordagem mais ampla em que procura-se enxergar a empresa a partir de um outro paradigma que não a arquitetura estrutural-funcional (aquela representada pelo organograma) proposta pelo modelo burocrático weberiano de gestão. Ou seja, a gestão por processos presume um novo modelo de gestão, que não o modelo de gestão burocrático e uma organização do trabalho completamente diferente da proposta de agrupar as atividades que são realizadas na organização. Na empresa funcional o trabalho a ser feito é dividido por funções e assim as pessoas se agrupam em departamentos funcionais como marketing, finanças, gestão de pessoas, compras, controladoria entre outros.

Portanto a gestão por processos é concebida partindo da perspectiva das partes interessadas para revisar toda a estrutura do trabalho assegurando seu alinhamento à expectativa dos chamados stakeholders e padronizando os processos de maneira integrada, a partir de uma abordagem sistêmica.

Sintetizando na gestão por processos a organização da maneira como o trabalho será realizado é desenhada em processos a partir da expectativa das partes interessadas e de seus requisitos.

Já a Gestão de Processos é na verdade uma técnica, uma metodologia para se identificar, mapear e redesenhar processos. Segundo O Guia BPM CBOK, é “uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados”. (2009)

E agora? Ficou mais claro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s