A Engenharia de Produção e o papel do Engenheiro de Produção

A Engenharia de Produção, apesar de ser um dos mais novos ramos da engenharia, vem assumindo papel de crescente destaque no desenvolvimento da sociedade.

Atualmente no Brasil, de todas as áreas da engenharia, é uma das mais procuradas e possivelmente a que apresenta o mais vasto campo de atuação profissional além de ser, segundo dados do INEP, a modalidade com maior número de cursos ofertados no Brasil. Mais de 500 instituições de ensino superior, públicas e privadas oferecem o curso de Engenharia de Produção.

A Engenharia de Produção  se dedica ao projeto, desenvolvimento, aprimoramento e implementação de sistemas produtivos integrados que combinam, de forma otimizada, pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e conhecimentos para produzir bens e serviços de forma econômica respeitando princípios legais, éticos e culturais. Numa era de recursos cada vez mais escassos eliminar perdas e desperdícios nos sistemas produtivos talvez seja o maior desafio para o Engenheiro de Produção.

De acordo com a ABEPRO, Associação Brasileira de Engenharia de Produção, o profissional de Engenharia de Produção pode atuar nas seguintes áreas: gestão da produção, gestão da qualidade, gestão econômica, ergonomia e segurança do trabalho, gestão do produto, pesquisa operacional, gestão estratégica e organizacional, gestão do conhecimento organizacional, gestão ambiental dos processos produtivos, educação em engenharia de produção, engenharia de produção, sustentabilidade e responsabilidade social.

Compete ao Engenheiro de Produção, portanto, gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma organização, com o objetivo de aumentar sua produtividade e consequentemente rentabilidade. Sua formação associa conhecimentos de gestão bem como princípios de economia e dos demais campos da engenharia, preparando-o para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e integram as atividades financeiras, logísticas e comerciais. O Engenheiro de Produção pode atuar na indústria, nos serviços e no agronegócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s