XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão.
Eficiência Operacional e Estratégia: Percepção de Gestores de Empresas no Mercado Brasileiro
Vitor Correia LIma França (FGV) vitor.franca@gmail.com
Annibal Affonso Neto (UnB) annibal@terra.com.br
O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção que as empresas têm em relação às abordagens de estratégia e eficiência operacional, analisando de que forma a falta de percepção da diferença entre estes dois temas limita o desenvolvimento dde uma visão voltada para a estratégia e a inovação. Realizou-se uma investigação de natureza exploratória, com questões que abrangem estratégia e eficiência operacional. Com base no referencial teórico, foram escolhidas dez variáveis referentes ao constructo estratégia e 10 variáveis referentes ao constructo eficiência operacional. Para cada uma dessas vinte variáveis foram elaboradas duas assertivas. Desta forma, o questionário foi estruturado em apenas um bloco, contendo ao todo 40 questões. Inicialmente, foi utilizada a estatística descritiva com a finalidade de resumir algumas características da amostra. Posteriormente, foi adotada como técnica de análise multivariada, a Análise Fatorial. De acordo com os fatores de carga identificados, evidenciou-se que não há uma clara percepção das diferenças das variáveis que caracterizam Estratégia das que caracterizam Eficiência Operacional. Desta forma, conclui-se que a hipótese deste trabalho, de que os gerentes não percebem nitidamente as diferenças entre uma estratégia de baixo custo e a aplicação de métodos de eficiência operacional, foi corroborada.
Palavras-chaves: Estratégia, empresas, pensamento estratégico, eficiência operacionalanálise fatorial.
Leia o artigo completo AQUI.