Artigo: Implementação da Produção Enxuta no agronegócio a partir da gestão do desempenho

VI Congresso de Sistemas LEAN
“Explorando a flexibilidade e o potencial do Lean Thinking

Implementação da Produção Enxuta no agronegócio a partir da gestão do desempenho 

Yanne Souza Alves Cunha (UnB) – yanne_cunha@hotmail.com
Annibal Affonso Neto (UnB) – annibal@terra.com.br
Clóvis Neumann (UnB) – clovisneumann@unb.br

Resumo 

Objetivo(s): O agronegócio é configurado por uma cadeia clientes/fornecedores caracterizada por desperdícios em diversos elos. Isso evidencia a oportunidade da aplicação dos princípios da filosofia lean, cuja premissa é fazer “mais com menos”.
O problema de pesquisa baseia-se na incipiente adoção de sistemas de indicadores de desempenho para o agronegócio que evidencia uma lacuna na gestão destas empresas. Com melhores métricas é possível mitigar desperdícios por intermédio do desenvolvimento de uma organização orientada para o lean. Uma forma de disseminar o modelo enxuto no agronegócio, Lean Agribusiness é por intermédio do desenvolvimento e aplicação de um sistema de gestão do desempenho.
O objetivo, portanto, desse estudo é compreender o Lean Agribusiness no agronegócio brasileiro por intermédio do desenvolvimento e aplicação de um sistema de indicadores de desempenho.

Metodologia/abordagem: Quanto à forma de abordagem, a pesquisa é qualitativa, e quanto aos objetivos busca compreender um assunto ainda pouco conhecido, caracterizando-se por ser exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos, foi feito um estudo de como algumas empresas do Mato Grosso do Sul trabalham com indicadores de desempenho e, consequentemente, buscam uma produção enxuta. Caracterizando, assim, um estudo de caso múltiplo.

Resultados: Foram definidos 15 indicadores a partir de um estudo feito com as empresas do ramo. Entre eles: Índice de satisfação dos funcionários, Produtividade de vaca leiteira e Índice de qualidade da produção de grãos.

Implicações práticas: A partir da aplicação dos resultados, as empresas do agronegócio podem estabelecer planos de ação objetivando alta qualidade com baixo custo. Para trabalhos futuros, os indicadores definidos podem ser aplicados e os resultados analisados para verificar a contribuição efetiva destes para uma produção mais enxuta.

Leia o artigo completo AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s