Estratégias disruptivas: transformando desafios em oportunidades

Durante muito tempo falou-se em inovação disruptiva.

Segundo Clayton Christensen, inovações disruptivas são aquelas que produzem uma ruptura no antigo modelo de negócios da empresa.

Um dos mais citados exemplos de inovação disruptiva, aquela sempre mencionada, é a  que Steve Jobs desenvolveu ao tirar o teclado dos celulares e colocar em seu lugar uma tela, que não apenas exibia imagens em alta definição, mas obedecia aos comandos do usuário ao ser tocada.

Segundo Clayton Christensen existem dois tipos de inovação: a sustentadora e a disruptiva.

Uma inovação pode ser considerada sustentadora quando utiliza uma tecnologia que resulta em um produto ou serviço melhor.

A inovação disruptiva segue uma lógica diferente.

Enquanto empresas convencionais se dedicam a aprimorar seus produtos e serviços, com o objetivo de atender aos clientes mais exigentes e de maior poder aquisitivo, empresas com mentalidade inovadora e visão de oportunidade investem naqueles dois segmentos de mercado tidos como menos rentáveis: o de menor poder aquisitivo e o de novos clientes.

A disrupção, então, acontece quando essas empresas decidem se focar para fornecer a esses consumidores um produto satisfatório a um preço abaixo do praticado pela grande maioria dos concorrentes. E dessa forma desenvolve nichos até então inexplorados em diversas áreas de negócios.

A inovação disruptiva, portanto, deve provocar uma ruptura na lógica e no modelo de negócios vigente.

É a ruptura de novo mercado, na qual se concorre pelos não-consumidores, isto é, oferecendo o produto a pessoas que até então não eram consumidores, muitas vezes a uma qualidade inferior, mas a um preço acessível, como diz Clayton.

Todavia não adianta apenas ter uma inovação disruptiva. É importante ter uma estratégia disruptiva para apoiá-la.

Os novos desafios empresariais, oriundos das mudanças ambientais constantes, tem a capacidade de tornar uma estratégia convencional rapidamente ultrapassada. A Estratégia Disruptiva é aquela que propicia o desenvolvimento de um produto ou serviço que estabelece um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam. É normalmente adotar a estratégia de oferecer algo mais singelo, mais barato do que o que já existe, ou algo capaz de atender um cliente que antes não tinha acesso ao mercado.

O que diferencia a abordagem da estratégia disruptiva em relação às estratégias convencionais ou incrementais pode ser observado na Figura 1.

Quando temos oportunidades atuais no mercado atual uma estratégia convencional nos atende. Quando temos novas oportunidades no mercado atual ou oportunidades atuais em um mercado novo lançamos mão de estratégias incrementais.

Todavia quando a situação que se apresenta é mais desafiadora com novas oportunidades em novos mercado recomenda-se a utilização de uma estratégia disruptiva.

As alternativas estratégicas mencionadas são apresentadas na Matriz Oportunidade X Mercado na Figura 1.

Identificada a oportunidade de lançar mão de uma estratégia disruptiva é o momento de desenvolvê-la.

O que fazer então para ter uma estratégia disruptiva? Aí vão algumas dicas.

  • Pensar em arenas não em setores.
  • Definir temas gerais em seguida possibilitar a experimentação.
  • Adotar métricas que sustentem o crescimento empreendedor.
  • Fechar o foco em experiências e soluções para problemas.
  • Estabelecer relacionamentos e redes fortes.
  • Evitar uma reestruturação brutal; saber se retirar com resignação.
  • No estágio inicial da inovação, ser sistemático
  • Fazer experimentos, promover a interação, aprender.

Ficou claro? Pronto para desenvolver e implementar estratégias disruptivas?

 

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