Gerenciando os Riscos Corporativos

Com o recente episódio que atingiu marcas famosas de empresas do segmento de proteína animal, depois da divulgação de forma precipitada pela imprensa de uma operação da Polícia Federal, que deveria ter sido sigilosa e que causou danos profundos a imagem das marcas envolvidas, o correto gerenciamento de riscos empresariais volta ao debate.

Por episódios como esse é que os conselhos de administração e os executivos das  empresas devem ficar cada vez mais atentos naqueles riscos que quase ninguém percebe. São exatamente esses riscos que podem comprometer a imagem das companhias. É o caso, por exemplo, das transações do HSBC com o Irã, da manipulação da taxa Libor pelos executivos do Barclays, do envolvimento da Zara com trabalho escravo ou ainda do lamentável episódio da agressão a uma criança de 12 anos por empregados de uma loja do Habib`s em São Paulo.

As atividades envolvidas no gerenciamento de riscos corporativos devem, portanto, contribuir para a perpetuação da organização, atendendo aos seus objetivos estatutários e estratégicos.

Pode-se conceituar risco de diversas formas. Risco é a incerteza quanto ao resultado futuro que pode ser medido. Risco é a probabilidade de que ocorra algo não esperado ou a probabilidade de ocorrer algo diferente do que foi planejado.

O termo risco é oriundo da expressão risicu ou riscu, em latim, que significa ousar (to dare, em inglês). Pode-se compreender risco como a possibilidade de “algo não dar certo”, mas seu conceito mais atual envolve a quantificação e qualificação da incerteza, no que se refere às perdas e aos ganhos, com relação ao rumo que tomarão acontecimentos planejados, seja por indivíduos, seja por empresas.

Quando investidores adquirem ações, médicos realizam cirurgias, engenheiros projetam viadutos e indústrias fabricam produtos o risco está presente. O risco é inerente a toda e qualquer atividade humana desde as mais elementares as mais complexas. Ou seja, o risco é inerente à atividade de negócios, na qual a consciência do risco e a capacidade de gerenciá-la, aliadas à disposição de correr riscos e de tomar decisões, são elementos-chave. Assumir riscos diferencia empresas líderes, mas também pode levá-las ao insucesso.

O resultado das iniciativas de negócios revela que o risco pode ser gerenciado a fim de subsidiar os administradores na tomada de decisão, buscando alcançar objetivos e metas dentro do prazo estabelecido, do custo e de condições previamente definidas.

A gestão de riscos significa adotar providências hoje para assegurar a sobrevivência do empreendimento no futuro, caso ocorra um cenário imprevisto, improvável, porém possível.

A gestão do risco empresarial contempla algumas reflexões importantes.

  • De que forma são tratados os riscos empresariais mais significativos que possam afetar o alcance dos objetivos ou a imagem da empresa?
  • Como são mapeados os riscos operacionais ?
  • Como são considerados e gerenciados os riscos das operações financeiras relativos às necessidades operacionais e de investimentos?
  • Como são tratados os riscos mais significativos que possam afetar as demonstrações financeiras ou a imagem da empresa?

Implantar a gestão do risco na empresa é, portanto, uma atividade fundamental para assegurar a sobrevivência e a perpetuação do negócio no longo prazo.

Para que o conselho de administração e os executivos possam de forma efetiva identificar, priorizar e garantir a gestão eficaz da exposição da empresa aos diversos riscos que podem impactar o seu negócio, deve atuar de maneira pró-ativa, levantando informações baseadas nos modelos existentes. Isto se tornará possível na medida em que os conselheiros e executivos tenham conhecimento suficiente sobre o tema e consigam avaliar os modelos, ferramentas e medidas utilizadas para mitigar riscos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s