Conforme prometi na semana passada vamos voltar ao tema da Gestão Estratégica desta feita detalhando um pouco mais o processo e, portanto, a dinâmica da gestão estratégica.
O processo de gestão estratégica, como visto anteriormente, visa manter a empresa em equilíbrio dinâmico com o seu ambiente. Isto significa dizer que a organização deve monitorar e se possível antecipar as mudanças ambientais para se adaptar rapidamente as transformações. Neste sentido a gestão estratégica pode ser entendida a partir de um conjunto de etapas inter-relacionadas e interdependentes, que contemplam:
- Análise do ambiente externo
- Análise do ambiente interno
- Desenvolvimento da estratégia corporativa
- Desdobramento da estratégia de cada negócio
- Elaboração das estratégias funcionais
- Dinâmica, monitoramento e controle estratégico
A análise do ambiente externo tem por finalidade analisar e compreender a relação entre a empresa e seu entorno. Permite a empresa identificar ameaças, oportunidades e questões estratégicas relevantes que podem impactar os seus fatores críticos de êxito.
Já a análise interna objetiva identificar as deficiências/lacunas da empresa bem como os seus pontos fortes por meio de uma análise comparativa com as demais empresas do seu segmento de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou não.
O desenvolvimento da estratégia corporativa envolve a definição de objetivos estratégicos para a organização que deverão ser perseguidos pela empresa ao longo do ano. No DG 12, publicado em setembro do ano passado, tratamos da definição de objetivos estratégicos. A estratégia corporativa contempla quais produtos e tecnologias a empresa irá desenvolver, em que mercados e para quem os produtos serão comercializados e como a empresa conquistará vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Desenvolvida a estratégia corporativa o próximo passo e desdobrá-la em uma estratégia para cada um dos negócios nos quais a empresa atue.
A estratégia no nível do negócio contempla um conjunto de compromissos e ações cuja finalidade é gerar valor para o cliente da unidade de negócio por intermédio da exploração das competências essenciais em mercados de produtos e/ou serviços específicos.
Caso a empresa atue em um único negócio estratégia corporativa e estratégia do negócio podem ser integradas numa só que costumo chamar de estratégia empresarial.
As estratégias funcionais são compostas pelo conjunto de planos de ação adotados em diversas funções/áreas para a obtenção dos resultados esperados pela empresa, para o desenvolvimento de competências únicas ou, ainda, para minimizar as competências dos competidores. As estratégias funcionais mais frequentes são a estratégia comercial, financeira, de recursos humanos, de tecnologia, de distribuição, de produção e de marketing.
Considerando que ao longo do tempo mudanças ambientais provocam impactos na estratégia que está sendo implementada é fundamental a empresa monitorar o desempenho da estratégia por meio de indicadores para eventuais ajustes e correções de rumo.
Os modelos e metodologias em administração estratégica, citados na literatura administração, se apresentam e se estruturam, sobretudo, orientados para atuação de empresas privadas, apresentando um grande número de cases de sucesso.
Na próxima semana vamos abordar o tema Gestão dos Riscos Empresariais sobretudo o risco de imagem.
O tema ganhou relevância depois dos recentes episódios envolvendo diversas marcas famosas do segmento de proteína animal.
Nos vemos!