Definindo objetivos estratégicos

Uma etapa fundamental do processo de planejamento estratégico orientado a resultados é o desdobramento da visão de futuro, visão estratégica ou simplesmente visão em um conjunto de objetivos que traduzem para os colaboradores o que a organização quer perseguir e pretende alcançar.

Os objetivos estratégicos são, portanto, os resultados que a organização pretende atingir num determinado horizonte de tempo. Geralmente um ano. Fazem parte do que eu chamo nas minhas aulas e palestras de “espinha dorsal do planejamento estratégico”.

Deles são derivados os indicadores e metas por um lado e as iniciativas estratégicas e os planos de ações por outro.

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Os objetivos devem contemplar minimamente questões de desempenho financeiro, satisfação dos clientes, desempenho operacional e satisfação e bem estar dos colaboradores. Se possível devem considerar ainda questões relativas à responsabilidade social e ambiental.

Os objetivos estratégicos, que devem ser enunciados como alvos precisos focalizam indicadores de desempenho que possibilitam mensurar os resultados de determinada empresa.

No processo de desdobramento dos objetivos, é importante que sejam vislumbrados aspectos quantificáveis da gestão (fatia de mercado, faturamento total, número de clientes), que possam depois ser medidos por indicadores, pois dessa forma os resultados podem ser avaliados nas reuniões mensais de análise crítica do desempenho organizacional.

Para evitar que os objetivos estratégicos sejam confundidos com as iniciativas estratégicas ou ações recomendo sempre que, meus ex-alunos ao lerem com certeza se lembrarão das minhas aulas, sejam redigidos no particípio. Já para as iniciativas estratégicas e ações recomendo o infinitivo. Iniciativas estratégicas ou estratégias devem contemplar “o que fazer” já ações “o como fazer”. Assim não haverá confusão.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos da forma como costumo enunciar:

  • Satisfação dos clientes aumentada;
  • Custos de produção reduzidos;
  • Capacitação dos colaboradores desenvolvida;
  • Rentabilidade ampliada;
  • Responsabilidade ambiental implementada.

Para o objetivo estratégico “satisfação dos clientes aumentada” poderíamos ter, por exemplo, a iniciativa estratégica “desenvolver pesquisa de mercado” que seria o que fazer para alcançar o objetivo. No como fazer, que é o plano de ação, poderíamos ter “identificar empresas que desenvolvem pesquisa de mercado”; “solicitar proposta”; “analisar as propostas recebidas”; “verificar disponibilidade de orçamento”; “decidir qual empresa de pesquisa será contratada”; elaborar projeto de pesquisa”; “aplicar pesquisa”; “tabular resultados”; “analisar resultados”; “preparar apresentação para a diretoria”; “apresentar resultados da pesquisa para a diretoria” e assim sucessivamente.

Os objetivos estratégicos tem papel fundamental no planejamento e na gestão na medida em que:

  • focalizam a atenção de todos os colaboradores na essência da conquista;
  • devem permanecer estáveis através do horizonte de tempo que envolve, geralmente 1 ano;
  • merecem considerável esforço e comprometimento de todos;
  • devem ser claros com respeito aos fins, flexíveis quanto aos meios e deixando sempre espaço para inovação;
  • requerem ampla divulgação entre os colaboradores para construção da motivação do pessoal.

Ainda que o recomendável seja manter os objetivos estratégicos estáveis ao longo do ano, já passei por situações de ter que revê-los num período menor de tempo, em função de mudanças bruscas de cenário. Se algum ajuste nos objetivos for necessário em função de expectativas do início do ano que não se confirmaram o ajuste pode ser feito no final do primeiro semestre para adequá-los a nova perspectiva para o restante do ano.

Os objetivos se diferenciam em termos de amplitude (espaço organizacional) e de horizonte (tempo). Os objetivos estratégicos de mais longo prazo podem ser posteriormente desdobrados em objetivos tático-operacionais. Esse desdobramento de objetivos é um refinamento e permite a implementação através de planos tático-operacionais, ou como chamo planos de ação.

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