Layout eficaz reduz custos e aumenta a produtividade

Um dos problemas mais complexos para as organizações é o do projeto de configurações dos seus sistemas produtivos. Nestas atividades, planejamento e tomada de decisão são mais amplos em escopo, envolvendo políticas corporativas, escolha de linhas de produtos, estimativas de vendas e produção, seleção de tecnologia, fatores relacionados à gestão e à ordem organizacional, recursos humanos, fatores ambientais, seleção dos processos de fabricação, de montagem e de produção, localização de novas unidades etc. E, conseqüentemente, envolve horizontes de longo prazo e altos graus de riscos e incertezas.

A importância desta área de estudo é crescente devido à necessidade do aumento da competitividade das organizações, tendo em vista que a compreensão, o projeto e o desenvolvimento do Projeto de Fábrica e Layout em um sistema eficaz e competitivo são fundamentais para o sucesso de longo prazo da organização, uma vez que materializam a estratégia da produção e são a base sob a qual a produção é executada. O investimento em novas áreas produtivas em qualquer organização incentiva a busca de novas alternativas aos projetos de layout, que de fato podem ser considerados como o resultado físico e visível do projeto de Sistemas Produtivos.

dg13imagem

A importância do estudo do problema de layout apresenta dois aspectos: econômico e científico. Sob a ótica econômica, um layout eficaz numa indústria pode obter considerável redução nos custos e aumento de produção. O arranjo físico de qualquer empresa quer seja uma indústria ou prestadora de serviços é o resultado final de uma análise e proposições de um layout após as decisões relacionadas aos produtos, processos e recursos de produção tenham sido tomadas.  Quando uma alternativa de layout é considerada, vem à tona o problema de um completo planejamento para a produção de um novo conjunto de bens ou serviços. No entanto, tais problemas envolverão cada vez mais situações de análise de processos já existentes e na alteração da posição de máquinas e equipamentos.

Um projeto de arranjo físico típico envolve a consideração de uma grande série de atividades inter-relacionadas entre os setores. De fato, o layout é o plano mestre que integra e coordena fisicamente os cinco fatores da gestão industrial: homem, material, dinheiro, máquinas e mercado. Devido a esse conteúdo, o arranjo físico de um sistema de produtivo é um dos produtos principais da Engenharia de Produção.  De forma sintética, no Projeto de Layout é determinado de forma detalhada o posicionamento relativo entre as áreas da Unidade Produtiva e são estabelecidas as posições específicas de cada máquina, equipamento, insumos e serviços de apoio, destacando-se:

  • Estudo do fluxo dos processos de fabricação e montagem dos produtos;
  • Determinação das necessidades de espaços para produção, estoques, atividades auxiliares e de serviços;
  • Projeto do layout departamental;
  • Projeto do layout detalhado;
  • Avaliação e otimização do layout.

Em organizações já em operação, nas quais existe uma porcentagem significativa das áreas produtivas construídas que são modificadas anualmente, destaca-se o re projeto do layout, aqui denominado de re-layout, que precisa ser uma atividade incorporada nos processos de decisão de organizações que pretendam ser eficaz e competitivas em sua área de atuação, devido principalmente à evolução tecnológica que produz novas máquinas e equipamentos, tornando modelos e métodos obsoletos. A seguir, os principais fatores que geram necessidades de re-layout:

  • Novas filosofias de produção (produção enxuta);
  • Introdução de novos produtos;
  • Mudança do fluxo de serviço;
  • Mudança de processo de produção;
  • Obsolescência das instalações;
  • Redução dos custos de produção;
  • Variação na demanda;
  • Normas de segurança e saúde cada vez mais rigorosas;
  • Inclusão de pessoas com necessidades especiais;
  • Ambiente de trabalho inadequado e ou condições inseguras.

Clovis Neumann – clovisneumann@unb.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s