No DICAS DE GESTÃO de hoje vamos tratar do gerenciamento de processos do negócio também conhecido como business process management ou simplesmente BPM.
Mas antes vamos relembrar o que é um processo ou processo de negócio.
Um processo de negócio pode ser definido como sendo uma sequência de etapas executadas para atingir um objetivo específico. Um processo de negócios é uma coleção de tarefas executadas, numa determinada sequência, que tem como finalidade entregar de um serviço ou produto a um cliente.
O gerenciamento de processos de negócios (BPM) é a metodologia que permite aprimorar um processo de negócios do início ao fim, modelando como ele funciona em diferentes cenários, também chamado de mapeamento do processo, analisando-o, identificando lacunas, executando melhorias, implementando o processo redesenhado, monitorando o processo redesenhado, aprimorado e otimizando-o continuamente.
Em outras palavras o gerenciamento de processos de negócios é uma disciplina que usa vários métodos para identificar, modelar, analisar, medir, melhorar e otimizar processos de negócios. Um processo de negócios coordena o comportamento de pessoas, sistemas, informações e todos os aspectos para produzir resultados de negócios em apoio a uma estratégia de negócios.
O projeto e a definição do processo incluem a descrição do que deve ser feito e como deve ser realizado. Após a definição de um processo, ele deve ser documentado por meio de um diagrama interfuncional.
O gerenciamento de processos inclui em termos de escopo (1) projeto ou engenharia de processos, que é o desenvolvimento de novos processos; (2) definição do processo, que requer a descrição dos processos existentes; (3) documentação dos processos; (4) análise e controle de processos; e (5) melhoria do processo.
Existem muitas ferramentas de análise de processos, incluindo diagramas de causa e efeito, controle estatístico de processos e análises de tendências. A melhoria do processo pode resultar de uma melhoria gradual e contínua ou de uma reinvenção também chamada de reengenharia do processo.
Ao gerenciar qualquer organização, é imperativo entender por que o gerenciamento de processos é importante. Mais do que desenhar fluxos de trabalho contínuos, ele permite que todos os aspectos das operações de negócios sejam executados da forma ideal.
Com processos de negócios implementados sistematicamente, a organização reduz o tempo perdido em tarefas repetitivas e minimiza erros devido à ineficiência humana. Também evita a perda de dados, redundância e retrabalho em um processo. Além disso, assegura que os recursos sejam usados adequadamente para que a empresa se torne mais eficiente.
Além de melhorar as operações de negócios, o gerenciamento de processos também alinha seus processos com a estratégia organizacional e com as necessidades dos clientes. Isso aumenta a satisfação do cliente e leva a melhores resultados financeiros.
O BPM permite que as organizações alinhem as funções de negócios com as necessidades dos clientes e ajuda os executivos a determinar como implantar, monitorar e medir os recursos da empresa. Quando executado corretamente, o BPM tem a capacidade de aumentar a eficiência e a produtividade, reduzir custos e minimizar erros e riscos – otimizando assim os resultados.