Melhorando os processos empresariais com a metodologia seis sigma

Desenvolver processos empresariais eficientes, econômicos e que assegurem a qualidade do produto fabricado por uma empresa é fundamental para que ela sustente a vantagem competitiva no mercado. O Seis Sigma, Six Sigma, em inglês, é uma metodologia reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos empresariais, reduzir custos de operação e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

O 6-Sigma é um programa de redução de defeitos que nasceu na Motorola sob influência das idéias de Joseph M. Juran e W.Edwards Deming.

Consiste na aplicação de técnicas estatísticas a gestão de processos empresariais, com o objetivo  de eliminar defeitos. A maioria das empresas mundiais opera no nível 3-Sigma, o que equivale a 35 mil defeitos por milhão de operações . Uma empresa 6-Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão de unidades fabricadas.

A implantação de um programa 6-Sigma é uma tarefa desafiadora todavia traz importantes resultados em termos de produtividade.

A implementação do Programa pode ser realizada por intermédio de 5 principais etapas.

Etapa 1 – Sensibilizar e treinar a alta direção da empresa

Sensibilizar e treinar a alta administração da empresa sobre os princípios e metodologias  necessários para preparar a empresa para o Programa 6-Sigma. Devidamente sensibilizados  e treinados, os altos executivos orientarão o desenvolvimento de uma infraestrutura gerencial para apoiar o Programa. Simultaneamente devem ser definidas ações com o intuito de preparar a empresa  e criar um ambiente propício à inovação e à criatividade sem o qual o Programa terá poucas chances de êxito.

Etapa 2 – Alinhar a comunicação

Nesta segunda etapa são desenvolvidos sistemas para estabelecer uma comunicação mais efetiva  com fornecedores, clientes e colaboradores. Isso inclui o desenvolvimento de métodos rigorosos para obter e avaliar informações a respeito desses atores. Também são desenvolvidos estudos para estabelecer o ponto inicial do 6-Sigma e para identificar eventuais obstáculos políticos, culturais e organizacionais ao Programa.

Etapa 3 – Avaliar as necessidades de treinamento

As necessidades de treinamento devem ser avaliadas com rigor. O ensino para preencher quaisquer lacunas educacionais será ministrado para garantir que os níveis adequados de conhecimento verbal e numérico contemplem todos os colaboradores da empresa. É ministrado treinamento “de cima para baixo” em ferramentas de melhoria de sistemas, técnicas e filosofias.

Etapa 4 – Desenvolver a estrutura para a melhoria contínua

Nesta etapa é fundamental o desenvolvimento de uma estrutura de melhoria contínua de processos, juntamente com um sistema de indicadores para monitorar o desempenho e avaliar o progresso do Programa. A mensuração do 6-Sigma contempla principais processos, metas estratégicas e alavancadores dos negócios.

Etapa 5 – Priorizar processos e desenvolver projetos

Os processos empresariais que devem ser aprimorados são escolhidos pela gerência e por colaboradores com conhecimento do processo em todos os níveis da empresa. Os projetos 6-Sigma são conduzidos para aprimorar o desempenho empresarial relacionado a resultados financeiros mensuráveis e isso demanda conhecimento das lacunas da empresa. Os projetos 6-Sigma são conduzidos individualmente por colaboradores treinados, as equipes são lideradas por green-belts que por sua vez são apoiadas e assistidas por black-belts. O Green Belt é o profissional que está ativamente envolvido em projetos de melhoria de processos, geralmente sob a orientação de um Black Belt. Os Black Belts dominam completamente a melhoria sustentável de processos em todos os níveis. Eles são os líderes e mentores em qualquer projeto de aprimoramento de processos. 

A implantação de um programa 6-Sigma é um projeto desafiador todavia, os resultados que ele proporciona justificam o esforço. Diversos levantamentos realizados evidenciam que as empresas capazes de implementar o 6-Sigma têm melhor desempenho na grande maioria  dos indicadores do negócio, inclusive em aumento do volume de vendas, retorno sobre o investimento, geração de empregos e aumento do valor das ações em bolsa.

A sua empresa estará pronta para implantar o 6-Sigma?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s