Alavancadores da eficácia na execução estratégica

Tão importante quanto desenvolver uma boa estratégia é executá-la adequadamente. A execução da estratégia está relacionada ao desenvolvimento de uma série de ações para implementar a estratégia.

A execução da estratégia é a implementação da estratégia num esforço para atingir os objetivos empresariais. Compreende as estruturas diárias, sistemas e metas operacionais que orientam as equipes para o sucesso.

Nos últimos anos diversos autores se dedicaram a estudar a execução estratégica.

Para Franken, Edwards e Lambert (2009), a implementação da estratégia está relacionada com o desenvolvimento de um conjunto de programas de mudança que vão entregar a estratégia e que envolve a atração, alocação e gerenciamento de todos os recursos necessários para executar estes programas de mudança. A execução é o resultado de inúmeras decisões tomadas diariamente por executivos e colaboradores, agindo de acordo com as informações que possuem e, naturalmente, com seus próprios interesses.

Um dos trabalhos mais importantes sobre a execução da estratégia foi desenvolvido por Gary L. Neilson, Karla L. Martin, e Elizabeth Powers depois de realizarem um estudo com diversos executivos em mais de 250 empresas.

Nesse estudo, compilado no artigo The Secrets to Successful Strategy Execution publicado na Harvard Business Review em junho de 2008, os autores identificaram quatro alavancadores  fundamentais que os executivos devem considerar para assegurar uma boa execução estratégica – direitos de decisão, informação, motivadores e estrutura ilustrados na Figura 1.

O alavancador Direitos de decisão contempla questões como noção das decisões e dos atos de sua responsabilidade, eventual questionamento das decisões, envolvimento dos superiores nas decisões operacionais, persuasão e indução ao invés de comando e controle e apoio da equipe corporativa as divisões de negócios.

O alavancador Informação observa a disponibilização de informações sobre o ambiente competitivo para a matriz de forma ágil, fluxo de informações adequado entre fronteiras organizacionais, disponibilização da informação para os colaboradores de campo e de linha para que possam compreender o impacto de suas decisões sobre os resultados da empresa, acesso a indicadores de desempenho, KPIs, por parte dos gerentes de linha e alinhamento da comunicação com o mercado para passar uma imagem coesa e uma mensagem única evitando-se dessa forma mensagens conflitantes.

Com relação ao alavancador Motivadores o estudo considerou o processo de avaliação do desempenho individual identificando colaboradores de alto, adequado e baixo desempenho, a influência da capacidade de cumprir metas de desempenho sobre o desenvolvimento profissional e a remuneração, políticas de bonificação e demais fatores motivadores, além do salário para os colaboradores desempenharem bem o seu trabalho.

Finalmente o alavancador Estrutura contempla critérios de reconhecimento, promoções e amplitude de comando. Promover mudanças na estrutura, ou seja, no organograma segundo o estudo realizado parece a alternativa mais óbvia na medida em que geram mudanças visíveis e concretas. Todavia costumam produzir eficiências de curto prazo e de forma rápida focando apenas os sintomas da disfunção e não as suas causas.

Os autores concluem o artigo afirmando que a execução da estratégia é um desafio importante e deve levar em consideração os quatro alavancadores mencionados. Segundo eles mesmo nas empresas mais bem sucedidas nesse aspecto, apenas dois terços dos colaboradores afirmam que decisões estratégicas e operacionais importantes são colocadas em prática. Portanto os quatro alavancadores devem ser considerados e não apenas os alavancadores motivacionais e estruturais como muitas vezes ocorre.

A organização alcança resultados à medida que suporta e apoia as estratégias definidas. Atuar com gestão estratégica coloca a empresa a frente dos concorrentes e gera vantagem competitiva sustentável no longo prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s