Marketing 5.0: tecnologia para atender as necessidades dos clientes

Em 2021 Kotler, Kartajaya e Setiawan lançarão o livro Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade, ainda sem título em portugês.

No livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, os autores abordaram o Marketing 4.0 como um desdobramento do Marketing 3.0, ou seja, nos apresentam a abordagem como uma “ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente.”

No Marketing 5.0 Kotler, Kartajaya e Setiawan nos explicam como os profissionais de marketing podem usar a tecnologia, em particular a inteligência artificial, para atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo.

Em uma nova era, quando os profissionais de marketing estão diante da transformação digital dos negócios e da mudança de comportamento dos clientes, com um crescente número de pontos de venda sem a presença humana e a inteligência artificial no ambiente virtual e nos serviços, este livro abordará uma forma de integrar a evolução tecnológica e do modelo de negócios com as transformações significativas no comportamento do consumidor que ocorreram, sobretudo, na última década.

Seguindo o padrão apresentado em sua série de best-sellers Marketing X.0, os autores contemplarão os tópicos necessários para entendermos o marketing moderno, incluindo:

  • Inteligência Artificial para automação de marketing
  • Marketing ágil
  • Marketing de “segmentos de um”
  • Tecnologia contextual
  • Tecnologias de reconhecimento facial e de voz para marketing
  • O futuro da Experiência do Cliente (CX)
  • Transmídia storytelling
  • A entrega de serviço “Qualquer-Sempre-Onde”
  • Modelo de negócios “Tudo é serviço”
  • Internet das coisas e blockchain para marketing
  • Marketing de realidade virtual e aumentada
  • Ativismo corporativo

O Marketing 5.0 promete revigorar o campo do marketing com recomendações acionáveis ​​e percepções exclusivas.

Se por um lado a pandemia da Covid-19 provocou transformações significativas no marketing digital, por outro reforçou a relevância do Marketing 5.0. A pandemia em algum momento será controlada. Todavia, é importante que os empreendedores tenham em mente que as mudanças provocadas pelo vírus no ambiente e no mercado se manterão configurando o que alguns chamam de “um novo normal”. O cenário anterior ao corona não retornará e não se adaptar aos novos desafios significará estar ultrapassado, portanto, é importante estar atento aos valores que sua empresa transmite nos produtos, serviços e marca. Os consumidores com certeza estarão atentos.

Um comentário sobre “Marketing 5.0: tecnologia para atender as necessidades dos clientes

  1. Pingback: MARKETING 5.0 – Mayna Cruz

Deixe um comentário