Liderança estratégica e criação sustentável de valor

Em momentos desafiadores a presença de um líder é fundamental sobretudo um líder estratégico.

Mas o que seria um líder estratégico?

O que seria uma liderança estratégica?

Existem diversas maneiras de se abordar a liderança estratégica.

Inicialmente pode-se afirmar que a liderança estratégica refere-se ao potencial de um gestor para expressar uma visão estratégica para a empresa, ou uma área da empresa, e para motivar e persuadir outros a incorporar essa visão. A liderança estratégica também pode ser explicada como o uso da estratégia na gestão de funcionários.

Para Schoemaker, Krupp e Howland no artigo Strategic Leadership: The Essenciaal Skills, publicado na Harvard Business Review em Janeiro-Fevereiro de 2013, existem seis habilidades que quando dominadas e utilizadas de forma integrada possibilitam que os líderes pensem estrategicamente e explorem o desconhecido com eficácia: antecipar, desafiar, interpretar, decidir, alinhar e aprender ilustradas na Figura 1.

A primeira habilidade essencial é a habilidade de prever ou antecipar. Na maioria das organizações os líderes não conseguem detectar ameaças e oportunidades no entorno de seus negócios. Os líderes estratégicos estão constantemente vigilantes, aprimorando sua competência de antecipar examinando o ambiente em busca de sinais de mudança.

Outra habilidade seria questionar. Os líderes estratégicos questionam o status quo. Eles desafiam as suas próprias premissas e as dos outros e estimulam pontos de vista e perspectivas divergentes. Somente após uma reflexão cuidadosa e o exame de um problema de diversos ângulos é que eles tomam uma decisão. Isso requer paciência, coragem e naturalmente uma mente aberta.

A próxima habilidade seria a de interpretar. Líderes que desafiam da maneira certa invariavelmente obtêm informações complexas e conflitantes. É por isso que os melhores também são capazes de interpretar. Em vez de ver ou ouvir reflexivamente o que espera, você deve sintetizar todas as informações que possui. Isso implica em reconhecer padrões, superar a ambiguidade e buscar novos insights.

Em seguida vem a habilidade de decidir. Em momentos de incerteza, os tomadores de decisão podem ter que tomar decisões difíceis com informações incompletas e, muitas vezes, precisam fazer isso de forma rapida. Mas os líderes estratégicos insistem em várias opções no início e não ficam prematuramente presos a escolhas simplistas de ir ou não. Eles seguem um processo disciplinado que equilibra o rigor com a velocidade, consideram as compensações envolvidas e levam em conta os objetivos de curto e longo prazo. No final, os líderes estratégicos devem ter a coragem de suas convicções – ancoradas por um processo de decisão robusto.

A próxima habilidade é a habilidade de alinhar.

Mas alinhar o que?

Alinhar todas as partes interessadas.

Os líderes estratégicos devem ser hábeis em encontrar um terreno comum e conseguir adesão das  partes interessadas que têm visões e agendas conflitantes. Isso requer alcance ativo. O sucesso depende de comunicação proativa, construção de confiança e engajamento frequente.

Por último e não menos importante a habilidade de aprender.

Os líderes estratégicos são o ponto focal para o aprendizado organizacional. Eles promovem uma cultura de pesquisa e aprendizagem e buscam as lições para os resultados bem e malsucedidos. Eles estudam os erros cometidos e aprendem com eles – seus e de suas equipes – de forma aberta e construtiva para identificar as lições ocultas.

Segundo os autores é fundamental desenvolver uma cultura na qual a investigação seja valorizada e os erros sejam vistos como oportunidades de aprimoramento. Tornar-se um líder estratégico significa identificar os pontos fracos nas seis habilidades apresentadas acima e corrigi-los. A força em uma habilidade não pode compensar facilmente o déficit em outra, portanto, é importante otimizar todas as seis habilidades.

Dessa forma será possível criar valor de forma sustentável para a organização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s