Gerenciando a estratégia e a mudança organizacional com o modelo 7S da McKinsey

Você saberia dizer se a sua empresa está preparada para alcançar os objetivos definidos?

Que dimensões  determinam a capacidade da empresa de implementar a mudança com sucesso?

O modelo 7S da McKinsey & Company foi desenvolvido no final da década de 1970 por Tom Peters e Robert Waterman e apesar de modelos de eficácia organizacional entrarem e sairem de moda, a estrutura do McKinsey 7-S resiste ao tempo.

Nele Peters e Waterman identificam sete dimensões de uma empresa que precisam estar alinhadas para que ela obtenha sucesso. Essas dimensões são: strategy, structure, systems, skills, staff, style e shared values ou estratégia, estrutura, sistemas, habilidades, colaboradores, estilo e valores compartilhados ilustradas na Figura 1.

– Estratégia: este é o planejamento da empresa  para desenvolver e manter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

– Estrutura: é a forma como a empresa se organiza ou seja, como unidades e equipes são estruturados, incluindo autoridade e responsabilidade.

– Sistemas: as atividades e procedimentos executados pelos colaboradores para realizar o trabalho.

– Habilidades: as habilidades e competências dos colaboradores da empresa.

– Colaboradores: os empregados que realizam as atividades.

– Estilo: o sistema de liderança adotado na empresa e a cultura colaborativa.

– Valores compartilhados: esses são os valores principais da empresa, como mostrado em sua cultura corporativa e ética geral de trabalho. Ilustram o propósito da empresa.

Entre as vantagens da utilização do modelo pode-se mencionar: é um modelo abrangente, proporciona melhoria da eficácia organizacional, permite o alinhamento de unidades com os processos, facilita a implementação de estratégias, permite analisar o impacto da mudança organizacional e alinha a pesquisa acadêmica a prática gerencial.

Você pode utilizar o modelo 7S em uma ampla variedade de situações nas quais é importante avaliar  como as várias partes da emptresa trabalham juntas. Por exemplo, ele pode auxiliá-lo a melhorar o desempenho da empresa ou determinar a melhor forma de implementar a estratégia desenvolvida.

O modelo pode ainda ser usado para examinar os efeitos prováveis ​​de futuras mudanças na organização ou para alinhar departamentos e processos durante um processo de fusão ou aquisição. Você também pode aplicar o modelo McKinsey 7S a elementos de uma equipe ou projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s