Mobile marketing: alcançando o cliente onde ele estiver

O consumidor moderno está em constante movimento e isso desafia os profissionais de marketing a identificar novas formas de interagir e influenciar, de forma eficaz, esse novo consumidor.

Segundo C. Martin “o marketing para os usuários da mobilidade é diferente do marketing para a plateia televisiva ou para os usuários de computadores pessoais” (Martin, Chuck, 2013). O chamado m-commerce não é apenas pegar o telefone para realizar um pagamento. Ele transforma a maneira das pessoas comprarem desde a pesquisa inicial até a realização da compra.

Dentro desse contexto o mobile marketing é uma abordagem multicanal de marketing digital que aproveita as funcionalidades dos dispositivos móveis para alcançar, interagir e influenciar um determinado público-alvo, target, por intermédio das diversas funcionalidades dos dispositivos móveis como smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Para isso são utilizados e-mails, mensagens SMS, redes sociais e aplicativos. O mobile marketing tem como premissa o fato de que o celular está transformando a maneira como as pessoas se envolvem com as marcas.

É importante que o mobile marketing seja utilizado adequadamente para disponibilizar a informação correta de maneira rápida para clientes e prospects. Uma informação simples e objetiva, no momento certo, pode fazer toda a diferença em se tratando de uma estratégia de mobile marketing.

Em termos de aplicação do mobile marketing existe uma grande variedade de estratégias que podem ser adotadas.

Marketing móvel no jogo: o marketing móvel no jogo são anúncios para celular exibidos em jogos. Os anúncios nos jogos podem aparecer como pop-ups de banner, anúncios gráficos de página inteira ou ainda anúncios em vídeo que aparecem entre as telas de carregamento.

Marketing com base em localização: anúncios para celular com base em localização são anúncios exibidos em dispositivos móveis com base na localização de um usuário em relação a uma área determinada ou empresa específica. Alguns anunciantes podem desejar que seus anúncios para celular sejam exibidos apenas quando os usuários estiverem dentro de um raio determinado de seus negócios.

Marketing baseado em aplicativo: é uma propaganda para celular que envolve a utilização de aplicativos para celular. Embora 80% do tempo móvel sejam despendidos com aplicativos, você não precisa desenvolver um aplicativo para executar a ação. Serviços como o Google AdMob auxiliam os anunciantes a elaborar anúncios para celular que aparecem em aplicativos para celular de terceiros. O Facebook também permite que os anunciantes criem anúncios integrados ao aplicativo móvel do Facebook. Os anúncios de postagem promovida para celular do Facebook se integram ao feed de notícias do Facebook de forma que os usuários muitas vezes não percebem que estão vendo anúncios.

Códigos QR: os códigos QR são verificados pelos usuários, que são encaminhados para uma página específica da Web à qual o código QR está associado. Os códigos QR costumam estar alinhados com a gamificação para dispositivos móveis e têm um elemento de mistério para eles, na medida em que os usuários que os escaneiam nem sempre sabem onde estão entrando.

SMS: o marketing por SMS envolve a captura do número de telefone de um usuário e o envio de ofertas de texto. Isso é considerado um pouco ultrapassado.

Anúncios da Rede de Pesquisa para celular: são anúncios básicos da Rede de Pesquisa do Google desenvolvidos para celular, geralmente apresentando extensões adicionais como clique para ligar ou mapas.

Anúncios gráficos para celular: anúncios baseados em imagem projetados para serem exibidos em dispositivos móveis.

Se você ainda não utiliza o mobile marketing está perdendo uma excelente oportunidade de se relacionar com o seu público.

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