A discussão sobre o papel desempenhado pelo propósito na formulação da estratégia de uma organização vem despertando o meu interesse ultimamente de uma maneira muito particular. Isso fica evidenciado pelo fato de que ele foi abordado por nós em duas oportunidades recentes.
Na primeira delas no artigo Ressignificando o propósito essencial da organização mencionou-se que “o propósito essencial é a razão fundamental que justifica a existência da organização. É uma declaração definitiva sobre o que você está tentando realizar no mundo, se está conectado com algo significativo e bom e é maior do que a própria organização. Trata-se do porquê a organização existe.”
Na segunda oportunidade no artigo Fatores determinantes do propósito estratégico da empresa afirmou-se que “o propósito estratégico é fundamental para o alcance de resultados na medida em que integra as declarações corporativas com os objetivos estratégicos, ou seja, os fundamentos da estratégia que são: o negócio, a visão, a missão e os valores da organização com o alcance dos objetivos.”
A propósito você já leu?
O que está esperando?
Hoje vamos retornar a essa importante discussão a partir do excelente artigo dos professores Malnight, Buche e Dhanaraj publicado na HBR de setembro-outubro com o título Put Purpose at the Core of Your Strategy.
Em linhas gerais no artigo os autores ressaltam a importância das organizações colocarem o propósito, no centro da estratégia no momento de redefinirem seus negócios. Segundo eles é assim que agem as empresas bem sucedidas.
A partir de estudos realizados com diversas empresas, investigando o alto crescimento, eles concluíram que nas estratégias já conhecidas para promover o crescimento elevado como criar novos mercados, atender amplamente às necessidades dos stakeholders e mudar as regras do jogo, faltava uma quarta estratégia: o propósito.
Afirmam ainda que muitas empresas transferiram o propósito da periferia para o centro de sua estratégia graças ao comprometimento da liderança apoiado por investimentos destinados a gerar crescimento sustentável.
Nesse estudo identificaram que o propósito possui dois papéis fundamentais: auxiliar as organizações a definir o campo de ação e possibilitar que elas reformulem sua proposição de valor.
No final do artigo os autores nos oferecem um diagnóstico simples porém muito interessante para que possamos avaliar se o propósito está no centro da estratégia.
Esse diagnóstico passa por uma reflexão acerca de cinco questões:
- O propósito contribui para aumentar o crescimento e a lucratividade da empresa?
- O propósito influencia as decisões estratégicas e as alternativas de investimento?
- O propósito molda a proposição de valor?
- O propósito impacta a forma como a empresa cria e gerencia as capacidades organizacionais?
- O propósito está na agenda das equipes de liderança todas as vezes que elas se reúnem?
Se você respondeu afirmativamente a essas cinco perguntas é porque o propósito está no centro da sua estratégia. Ou seja, você está no caminho das empresas bem sucedidas ao redefinirem seus negócios.