O propósito está no centro da sua estratégia?

A discussão sobre o papel desempenhado pelo propósito na formulação da estratégia de uma organização vem despertando o meu interesse ultimamente de uma maneira muito particular. Isso fica evidenciado pelo fato de que ele foi abordado por nós em duas oportunidades recentes.

Na primeira delas no artigo Ressignificando o propósito essencial da organização mencionou-se que “o propósito essencial é a razão fundamental que justifica a existência da organização. É uma declaração definitiva sobre o que você está tentando realizar no mundo, se está conectado com algo significativo e bom e é maior do que a própria organização. Trata-se do porquê a organização existe.”

Na segunda oportunidade no artigo Fatores determinantes do propósito estratégico da empresa afirmou-se que “o propósito estratégico é fundamental para o alcance de resultados na medida em que integra as declarações corporativas com os objetivos estratégicos, ou seja, os fundamentos da estratégia que são: o negócio, a visão, a missão e os valores da organização com o alcance dos objetivos.”

A propósito você já leu?

O que está esperando?

Hoje vamos retornar a essa importante discussão a partir do excelente artigo dos professores Malnight, Buche e Dhanaraj publicado na HBR de setembro-outubro com o título Put Purpose at the Core of Your Strategy.

Em linhas gerais no artigo os autores ressaltam a importância das organizações colocarem o propósito, no centro da estratégia no momento de redefinirem seus negócios. Segundo eles é assim que agem as empresas bem sucedidas.

A partir de estudos realizados com diversas empresas, investigando o alto crescimento, eles concluíram que nas estratégias já conhecidas para promover o crescimento elevado como criar novos mercados, atender amplamente às necessidades dos stakeholders e mudar as regras do jogo, faltava uma quarta estratégia: o propósito.

Afirmam ainda que muitas empresas transferiram o propósito da periferia para o centro de sua estratégia graças ao comprometimento da liderança apoiado por investimentos destinados a gerar crescimento sustentável.

Nesse estudo identificaram que o propósito possui dois papéis fundamentais: auxiliar as organizações a definir o campo de ação e possibilitar que elas reformulem sua proposição de valor.

No final do artigo os autores nos oferecem um diagnóstico simples porém muito interessante para que possamos avaliar se o propósito está no centro da estratégia.

Esse diagnóstico passa por uma reflexão acerca de cinco questões:

  1. O propósito contribui para aumentar o crescimento e a lucratividade da empresa?
  2. O propósito influencia as decisões estratégicas e as alternativas de investimento?
  3. O propósito molda a proposição de valor?
  4. O propósito impacta a forma como a empresa cria e gerencia as capacidades organizacionais?
  5. O propósito está na agenda das equipes de liderança todas as vezes que elas se reúnem?

Se você respondeu afirmativamente a essas cinco perguntas é porque o propósito está no centro da sua estratégia. Ou seja, você está no caminho das empresas bem sucedidas ao redefinirem seus negócios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s