Setup pode ser entendido como sendo configuração, ajuste ou regulagem. Ou seja, setup é a operação de interromper a produção para realizar a troca de ferramenta para que máquinas e equipamentos industriais sejam ajustados. É por meio do setup que é realizada a troca da fabricação de um tipo de produto para outro.
O método para a realização do setup foi desenvolvido na década de 50 por Shigeo Shingo, então consultor da Toyota. É também chamado de SMED, Single Minute Exchange of Die, em referência ao objetivo de diminuir os tempos de troca de ferramentas para menos de 10 minutos.
Já o tempo de setup, setup time, é o período em que a fabricação é interrompida para que máquinas e equipamentos industriais sejam ajustados. Em outras palavras o tempo de setup é o tempo de preparação, ou seja, o tempo transcorrido entre a fabricação da última peça boa de um produto A e a fabricação da primeira peça boa de um produto B quando efetua-se a troca de ferramentas para deixar de produzir o produto A e passar a produzir o produto B. O tempo de troca é o tempo decorrido entre a última peça boa, de um lote de produção, e a peça aprovada, do lote seguinte. O tempo de setup varia em função da tecnologia empregada, dos equipamentos utilizados, variações do produto e o planejamento da produção realizado pela indústria.
A realização de uma operação de setup envolve quatro etapas ilustradas na Figura 1.
O gerenciamento de operações de setup com a redução do tempo de setup traz uma série de benefícios para as empresas entre eles pode-se mencionar:
– possibilidade de fabricação em pequenos lotes;
– redução do lead time;
– aumento da flexibilidade;
– redução de estoques de produtos em processo e produtos acabados;
– minimização de falhas reduzindo refugo e retrabalho;
– redução dos prazos de entrega;
– aumento na produtividade;
– redução dos custos de produção;
– melhoria na satisfação do cliente e consequentemente na imagem da empresa junto ao mercado.
E no caso da prestação de serviços? Em se tratando da prestação de serviços, por exemplo, em um hospital, o que seria uma operação de setup?
Esse tema fica para um próximo DICAS DE GESTÃO.