Gerenciando operações de setup

Setup pode ser entendido como sendo configuração, ajuste ou regulagem. Ou seja, setup é a operação de interromper a produção para realizar a troca de ferramenta para que máquinas e equipamentos industriais sejam ajustados. É por meio do setup que é realizada a troca da fabricação de um tipo de produto para outro.

O método para a realização do setup foi desenvolvido na década de 50 por Shigeo Shingo, então consultor da Toyota. É também chamado de SMED, Single Minute Exchange of Die, em referência ao objetivo de diminuir os tempos de troca de ferramentas para menos de 10 minutos.

Já o tempo de setup, setup time, é o período em que a fabricação é interrompida para que máquinas e equipamentos industriais sejam ajustados. Em outras palavras o tempo de setup é o tempo de preparação, ou seja, o tempo transcorrido entre a fabricação da última peça boa de um produto A e a fabricação da primeira peça boa de um produto B quando efetua-se a troca de ferramentas para deixar de produzir o produto A e passar a produzir o produto B. O tempo de troca é o tempo decorrido entre a última peça boa, de um lote de produção, e a peça aprovada, do lote seguinte. O tempo de setup varia em função da tecnologia empregada, dos equipamentos utilizados, variações do produto e o planejamento da produção realizado pela indústria.

A realização de uma operação de setup envolve quatro etapas ilustradas na Figura 1.

O gerenciamento de operações de setup com a redução do tempo de setup traz uma série de benefícios para as empresas entre eles pode-se mencionar:

– possibilidade de fabricação em pequenos lotes;

– redução do lead time;

– aumento da flexibilidade;

– redução de estoques de produtos em processo e produtos acabados;

– minimização de falhas reduzindo refugo e retrabalho;

– redução dos prazos de entrega;

– aumento na produtividade;

– redução dos custos de produção;

– melhoria na satisfação do cliente e consequentemente na imagem da empresa junto ao mercado.

E no caso da prestação de serviços? Em se tratando da prestação de serviços, por exemplo, em um hospital, o que seria uma operação de setup?

Esse tema fica para um próximo DICAS DE GESTÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s