Como vimos no DG Branding: gerenciando a sua marca, é importante para as marcas trabalharem a sua gestão de forma a auxiliar na construção de uma percepção favorável sobre a empresa, produtos e serviços, por meio das experiências dos clientes com a marca. O branding gera reputação e reconhecimento e consequentemente melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a otimização de investimentos em publicidade e propaganda.
O uso de ferramentas digitais como mídias, sociais, blogs, sites, entre outros é fundamental para quem deseja construir ou fortalecer uma marca desenvolvendo estratégias adequadas.
O canal digital é importante na medida em que engaja, possibilita um conteúdo rico e profundo, estabelece targets específicos e conquista confiança.
Branding Digital nada mais é do que a utilização dos canais digitais para influenciar as pessoas na decisão de compra. É o desenvolvimento de uma comunidade em torno da marca.
O branding digital envolve pensar os movimentos de uma marca em um mundo em que a ideia chave é a conectividade. No mundo digital, o discurso dá lugar à interação. Mais interação considerando que se vive num ambiente em que as pessoas têm mais oportunidade de expressão e usam essa oportunidade de maneira cada vez mais intensa.
Fazem parte do Branding Digital: credibilidade, identidade e visibilidade conforme ilustra a Figura 1.
A Credibilidade é caracterizada pelo conjunto de informações compartilhadas nos canais onde a marca está presente e também o que outras pessoas compartilham sobre a marca. Determina sua reputação e estabelece sua credibilidade. Pode levar anos para que uma determinada marca construa a sua credibilidade online, por outro lado, essa credibilidade pode ser comprometida em segundos. Transparência e autenticidade são fundamentais.
Já a Identidade da marca digital precisa transmitir a sua personalidade. O objetivo é relatar sua história e envolver as pessoas de uma maneira autêntica.
Finalmente a visibilidade considera se a identidade representa quem é a marca, a visibilidade define como o público poderá encontrá-la. Em que canais digitais ela está presente. Esses canais devem estar alinhados a proposta de valor e a personalidade da marca. A visibilidade está relacionada com todos os aspectos contato da marca tais como anúncios, websites, resultados de busca, e-mails, perfis nas redes sociais entre outros.