Construindo marcas fortes no ambiente digital

Como vimos no DG Branding: gerenciando a sua marca, é importante para as marcas trabalharem a sua gestão de forma a auxiliar na construção de uma percepção favorável sobre a empresa, produtos e serviços, por meio das experiências dos clientes com a marca. O branding gera reputação e reconhecimento e consequentemente melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a otimização de investimentos em publicidade e propaganda.

O uso de ferramentas digitais como mídias, sociais, blogs, sites, entre outros é fundamental para quem deseja construir ou fortalecer uma marca desenvolvendo estratégias adequadas.

O canal digital é importante na medida em que engaja, possibilita um conteúdo rico e profundo, estabelece targets específicos e conquista confiança.

Branding Digital nada mais é do que a utilização dos canais digitais para influenciar as pessoas na decisão de compra. É o desenvolvimento de uma comunidade em torno da marca.

O branding digital envolve pensar os movimentos de uma marca em um mundo em que a ideia chave é a conectividade. No mundo digital, o discurso dá lugar à interação. Mais interação considerando que se vive num ambiente em que as pessoas têm mais oportunidade de expressão  e usam essa oportunidade de maneira cada vez mais intensa.

Fazem parte do Branding Digital: credibilidade, identidade e visibilidade conforme ilustra a Figura 1.

A Credibilidade é caracterizada pelo conjunto de informações compartilhadas nos canais onde a marca está presente e também o que outras pessoas compartilham sobre a marca. Determina sua reputação e estabelece sua credibilidade. Pode levar anos para que uma determinada marca  construa a sua credibilidade online, por outro lado, essa credibilidade pode ser comprometida em segundos. Transparência e autenticidade são fundamentais.

Já a Identidade da marca digital precisa transmitir a sua personalidade. O objetivo é relatar sua história e envolver as pessoas de uma maneira autêntica.

Finalmente a visibilidade considera se a identidade representa quem é a marca, a visibilidade define como o público poderá encontrá-la. Em que canais digitais ela está presente. Esses canais devem estar alinhados a proposta de valor e a personalidade da marca. A visibilidade está relacionada com todos os aspectos contato da marca tais como anúncios, websites, resultados de busca, e-mails, perfis nas redes sociais entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s