Com o intuito de nos auxiliar a compreender o conceito de estratégia em toda a sua abrangência, Henry Mintzberg publicou originalmente no California Management Review em 1987 um artigo com o título Five Ps for Strategy onde ele apresenta a estratégia a partir de cinco visões: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva ilustradas na Figura 1.
A compreensão clara dessas cinco visões permite que uma empresa implemente a estratégia de maneira mais eficaz.
A estratégia pode ser percebida como um plano, ou seja, um conjunto de linhas de ação para lidar com uma situação específica. Possibilita que os gerentes explicitem para as suas equipes o que se pretende atingir e os resultados finais esperados.
A estratégia pode ser também vista como um pretexto para iludir um concorrente em relação aos rumos que a empresa irá adotar. As empresas podem surpreender o mercado implementando um plano desconhecido pelo mercado.
Pode também ser percebida como um padrão, ou seja, um padrão de atuação que possibilite o alcance de objetivos. Se determinadas escolhas realizadas no passado deram resultado é possível que uma empresa tome essas decisões novamente no futuro.
A estratégia como posição nos remete a uma maneira de inserir a empresa no ambiente. É importante considerar previamente como a empresa deseja se posicionar no ambiente e no mercado.
Por último a estratégia como perspectiva denotando uma forma particular de perceber o mundo. É importante identificar como as diferentes partes interessadas, stakeholders, percebem a empresa.
Claro que os 5 Ps fazem parte da estratégia de uma empresa, mas também é conveniente olhar os 5 Ps como pontos de vista separados que precisam ser considerados para o desenvolvimento de uma estratégia robusta e com maior probabilidade de ser bem sucedida.
É útil empregar os 5 Ps ao longo do processo de planejamento. Eles fornecem informações necessárias e relevantes nos estágios iniciais do desenvolvimento da estratégia. Ao implementar a estratégia os 5 Ps da estratégia podem ajudar na validação, na avaliação e provavelmente na realização de ajustes.
Finalmente os 5 Ps da estratégia podem ser utilizados como um teste final da estratégia desenvolvida ao final do processo de planejamento a fim de descobrir se existem inconsistências. Identificar problemas na etapa de planejamento pode salvar uma empresa e impedir que muito dinheiro seja jogado fora.