Analisando as alternativas estratégicas

No Dicas de Gestão “Avaliando a estratégia”, publicado em abril de 2018, abordamos como é possível avaliar a estratégia de uma empresa a partir de três parâmetros: adequação, aceitabilidade e viabilidade.

Essa semana voltamos ao assunto para mostrar outra forma se analisar e classificar as alternativas estratégicas que podem ser adotadas por uma empresa.

Para isso vamos recorrer a uma série da BBC da década de 90 intitulada Troubleshooteer. A empresa Churchill de Stoke-on-Trent, no Reino Unido, foi um dos assuntos da série.

Nela equipes gerenciais de diversas empresas eram convidadas a avaliar o desenvolvimento estratégico de empresas moderados por Sir John Harvey-Jones ex Executivo da ICI.

A metodologia utilizada foi baseada numa análise em que se correlacionou as opções estratégicas disponíveis com os principais fatores estratégicos da análise SWOT.

Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada uma matriz opções estratégicas x principais fatores estratégicos, conforme a Figura 1, que eu resolvi chamar de Matriz de Análise de Alternativas Estratégicas.

No exemplo a opção estratégica 4 foi classificada acima das demais considerando que tem a maior quantidade de indicações favoráveis e, portanto, foi a escolhida.

A empresa optou por uma estratégia de valor agregado buscando conquistar o segmento de clientes de maior poder aquisitivo.

Qualquer empresa independente do porte ou setor de atuação pode, a partir dos fatores da análise  SWOT e das opções estratégicas disponíveis, realizar a mesma avaliação e, a partir dela, identificar qual das alternativas disponíveis tem maior probabilidade de sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s