Marketing com valor agregado

Não é de hoje que a hiper-saturação do marketing e da propaganda vem incomodando as pessoas.

Em qualquer direção que se olhe é possível ver propaganda. É propaganda na TV, nas ruas, nos estádios de futebol, nas estradas e até nas praias.

Isso faz com a cada dia se torne mais difícil para as marcas serem percebidas, ouvidas e sobretudo lembradas. A abordagem tradicional do marketing deixa de ser adequada na medida em que a sociedade compreendeu que o atual ritmo de consumo de recursos não é sustentável.

O marketing com valor agregado, também chamado de marketing com significado, pode auxiliar a empresa/marca a se diferenciar. É o marketing que muitas vezes tem mais significado do que o produto ou serviço que pretende vender.

Segundo Gilbreath “o marketing com Valor Agregado é o antídoto da recusa: ele agrega valor à vida das pessoas independentemente da compra – o que, como se constata, tem muito mais probabilidade de conquistar o consumidor. ” Diz respeito a melhorar a vida dos consumidores através do próprio marketing.

Uma estratégia de marketing de valor agregado envolve:

  • Desenvolver uma abordagem de marketing que convida o cliente a participar, ou seja, que envolve o cliente;
  • Proporcionar benefício a partir da agregação de valor;
  • Serviço como diferencial e;
  • Foco no significado

Os exemplos da Unilever com a marca Dove, da Samsung e do Banco do Brasil ilustram bem a abordagem de marketing com significado.

A Dove desenvolveu a campanha pela Real Beleza e com seu vídeo Evolução conquistou mais de 500 milhões de acessos.

Esta campanha foi lançada no Brasil em 2004 como parte de uma estratégia global de marketing da Unilever, pioneira ao apresentar seus produtos em campanhas com foco na diversidade do público consumidor de sua marca.

Ao incorporar mulheres reais e com biótipos dos mais diversos, ao invés de modelos profissionais, a Dove reposicionou a marca, apresentando-se como precursora e comprometida, em contraponto com a imagem de ultrapassada, aliada à autenticidade e honestidade nas suas campanhas, desenvolvendo um vínculo de credibilidade, confiança e lealdade com uma parcela importante do público feminino, que passou a sentir-se mais confortável aceitando seus corpos como realmente são.

Outro exemplo de marketing de valor agregado foi a Samsung que disponibilizou mais de 50 estações de recarga de celulares e notebooks nos aeroportos de Los Angeles e Nova York nos EUA.

Merece destaque também a campanha de marketing com valor agregado, marketing de significado, lançada pelo Banco do Brasil em março desse ano e lamentavelmente suspensa pela Empresa.

A campanha com grande repercussão foi criada pela WMcCann, que também incluiu ações para o digital com influenciadores como Hugo Gloss e Cellbit, previa ainda um esquete do Porta dos Fundos, “Manda foto, Bebê”. O filme Selfie, que mostrava que abrir uma conta no Banco do Brasil é fácil e prático como tirar uma selfie era repleto de termos populares na internet e apresentava jovens negros e brancos tirando selfies, ilustrando, dessa forma, a diversidade do povo brasileiro. Voltada ao público jovem, a campanha contemplava a diversidade racial e sexual, com atores e atrizes negros e brancos e uma pessoa transexual.

Os exemplos mencionados ilustram bons cases de campanhas alinhadas com a ideia de realizar um marketing que, mais do que vender um produto, tenha significado não apenas para o cliente mas para a sociedade como um todo.

Para desenvolver uma estratégia de marketing de valor agregado, uma empresa precisa entender a personalidade do seu cliente, suas aspirações e o que pode ser relevante para esse cliente. Esta etapa é fundamental para a percepção do valor que uma marca pode oferecer aos clientes. Ao mesmo tempo não pode perder a chance de dar a sua contribuição para tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

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