A Engenharia de Métodos surgiu, nos setores produtivos, para identificar padrões de trabalho nas empresas de maneira a equacionar problemas e sistematizar a busca de melhorias nas operações.
A Engenharia de Métodos é a área da engenharia responsável pela análise da carga de trabalho e implantação de métodos, com a finalidade de melhorar o rendimento do trabalho e eliminar toda operação desnecessária ou ineficiente. Portanto, estuda a concepção e a seleção da melhor organização das atividades. Avalia ainda o método mais adequado de produção, os processos, o emprego de ferramentas e equipamentos e as competências operacionais necessárias para realizar uma operação.
O foco do estudo da Engenharia de Métodos é todo o processo, planejamento, sistema e método que envolve o trabalho.
Os principais objetivos da Engenharia de Métodos são:
- Desenvolver o sistema e o método mais apropriado, sempre que possível aquele que apresentar menor custo;
- Padronizar esse sistema e método;
- Identificar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e treinada, trabalhando em um ritmo normal, para realizar uma tarefa ou operação específica;
- Orientar o treinamento do trabalhador no método adotado pela empresa.
Entre as atividades da Engenharia de Métodos pode-se mencionar:
- Treinamento dos empregados;
- Indicação do equipamento, da ferramenta e do procedimento que deve ser realizado por cada operador;
- Determinação da melhor disposição dos materiais e ferramentas nos postos de trabalho;
- Especificação do tempo necessário para que as atividades sejam realizadas.
Pode-se identificar dois componentes principais da Engenharia de Métodos: projeto de métodos e medida do trabalho conforme apresentado na Figura 1.
A utilização dos princípios da Engenharia de Métodos alinhados aos estudos de ergonomia é de grande utilidade para as empresas, pois ampliam a visão dos gerentes quanto às operações, facilitando a melhoria ou a eliminação de rupturas nos sistemas e processos de produção.