Gerenciando projetos com o Desenvolvimento em Escada

No artigo da semana passada falamos da Engenharia Organizacional.

Hoje vamos abordar outra metodologia que pode apoiar o desenvolvimento de projetos. É o chamado Desenvolvimento em Escada.

Um dos problemas que geralmente preocupa quem desenvolve projetos é o risco do trabalho ser questionado apenas no final o que, geralmente, ocasiona retrabalho.

O Desenvolvimento em Escada pode auxiliar a mitigar esse risco.

Essa metodologia tem como principal característica a possibilidade de incorporar experiências das etapas anteriores, para refinamento e melhor orientação das etapas posteriores, minimizando, dessa forma, os efeitos dos desvios de concepção e permitindo correções de rumos, através do contínuo atingimento dos objetivos e soluções intermediárias.

O conceito fundamental da metodologia é o de “versão”.

A versão M + 1 é elaborada a partir da versão M, com realimentações e reformulações dos produtos/documentos intermediários realizadas conjuntamente com a participação das partes envolvidas no projeto.

Para que se obtenha o consenso sobre os problemas e alternativas de solução, adota-se as seguintes 4 (quatro) fases metodológicas apresentadas na Figura 1:

  1. Reuniões periódicas entre a direção da contratante do projeto ou gestores/técnicos designados por ela, e o proponente do projeto, para a explicitação de necessidades e acompanhamento de progresso e busca de realimentações;
  2. Aprovação sistemática dos marcos alcançados;
  3. Engajamento efetivo, em todo o trabalho, do pessoal da contratante, desde o estabelecimento de prioridades até a determinação das soluções intermediárias para que haja a transferência de metodologias por intermédio da formação de multiplicadores (consultores) internos.
  4. Utilização das versões concluídas à medida que elas forem se tornando disponíveis.

Seguindo essas 4 fases metodológicas você reduz significativamente o risco do trabalho ser questionado apenas ao final e os inconvenientes que isso acarreta.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s