Do marketing de suposições ao marketing de precisão

A pesquisa Business Impact Insights realizada pela CI&T com executivos de grandes empresas apontou que 8 em cada 10 entrevistados não só reconhecem a relevância da transformação digital como a consideram um fator de impacto em seus mercados.

Essa transformação digital, bem como as novas tecnologias dela decorrentes, passaram a assegurar um grande poder ao consumidor e a adoção das abordagens do marketing de precisão pode auxiliar a empresa a se alinhar com essa nova era e esse novo consumidor.

Nos dias atuais, antes de realizar uma compra, o cliente tem a oportunidade de realizar inúmeras pesquisas, comparações de preços, atributos, analisar avaliações do produto ou serviço e do fabricante e, em muitos casos, sem precisar sair de casa para adquirir um produto ou serviço.

Esse cenário intensificou a importância de manter um relacionamento cada vez mais próximo com o consumidor.

Diante desses novos desafios o marketing de precisão busca aumentar as oportunidades de negócio para as empresas, gerando benefícios também para o consumidor.

Mas o que é o Marketing de Precisão?

O Marketing de Precisão é uma abordagem de marketing voltada para aqueles que já são consumidores da marca. Busca a fidelização dos clientes incentivando a compra não mais a partir de anúncios e sim de promoções, ofertas especiais e ações que assegurem que o consumidor se torne leal a marca por identificar agregação de valor e, também, pelo fato dela proporcionar uma experiência de compra diferenciada. O marketing de precisão resgata alguns enfoques que há muito tempo já vinham sendo explorados, como o marketing de relacionamento, o marketing um-a-um e o marketing direto.

O Marketing de Precisão, portanto, tem como objetivo atuar junto aos clientes atuais para incentivar a fidelidade à marca e estimular o comportamento de compra. Depende menos da criação de anúncios persuasivos e mais da criação de ofertas. Ofertas que sensibilizem e atraiam os clientes existentes.

Para que isso seja possível, o marketing de precisão depende muito de uma segmentação de mercado bem elaborada para identificar nichos menores e mais específicos de clientes com necessidades exclusivas.

A estratégia que será adotada no marketing de precisão está diretamente relacionada com o que foi possível levantar a partir da segmentação e da coleta e análise dos dados dos clientes.

Existem diversas ações que podem ser adotadas para a fidelização dos clientes de acordo com essa abordagem. A escolha a ser feita será determinada por uma avaliação do valor atribuído pelo cliente, em função do perfil e da sensibilidade àquela ação. Alguns exemplos de ofertas e promoções são:

  • Cartões de fidelização que dão direito a uma pizza grátis após a compra de dez pizzas;
  • Tickets com desconto em produtos para quem apresentar o vale;
  • Cartão da própria empresa que permite que o cliente faça compras com desconto ou mais parcelas sem juros;
  • Acúmulo de pontos que, após adquirir determinada quantia, dá direito a um desconto ou um vale.

As opções de ofertas são as mais variadas, mas é importante ressaltar que, além da vantagem financeira adquirida com a promoção, as regras devem ser claras para uma fácil compreensão. Caso contrário, podem fazer com o consumidor veja mais problemas do que facilidades na vantagem oferecida.

O objetivo de qualquer oferta é fazer com que os clientes se sintam valorizados a partir do reconhecimento das suas necessidades.

Se uma marca é capaz de proporcionar uma experiência diferenciada e exemplar ao cliente, por meio de uma oferta, a propensão dele retornar aumenta consideravelmente.

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