Uma das formas de desenvolver uma empresa é estudar e aprender com as melhores práticas de outras organizações.
A metodologia que propicia esse aprendizado, por meio de um processo de comparação de processos, produtos, serviços e práticas empresariais, é o Benchmarking.
O Benchmarking pode ser conceituado como uma metodologia aplicável na gestão das empresas que utiliza uma abordagem sistemática para medir e estudar, em profundidade, o desempenho de uma empresa em relação às melhores práticas independente do setor onde essas melhores práticas ocorram. Muitas vezes o aprendizado pode vir de um segmento completamente diferente do qual faz parte a empresa que aplica a metodologia.
Uma dúvida que por vezes ocorre é sobre a diferença entre benchmarking e benchmark.
Benchmarking é, como vimos, o processo de identificar as empresas que podem ser consideradas referenciais de excelência em alguma prática e estudar o que as tornou boas nesta prática. Consiste, portanto, em uma análise aprofundada das melhores práticas utilizadas por empresas do mesmo setor ou de setores diferentes do da empresa que realizou o estudo e que podem ser replicados pela empresa que desenvolveu o estudo. Já benchmark, por sua vez, é a empresa que é utilizada como referencial de comparação para o desenvolvimento do estudo de benchmarking.
Essa metodologia foi desenvolvida na década de 80 a partir da constatação de que as empresas ocidentais estavam sendo superadas por empresas asiáticas em algumas operações.
Um dos pioneiros no estudo da metodologia foi Robert Camp. Ele propôs 4 etapas em um estudo de benchmarking: planejamento, análise, integração e ações.
A etapa de planejamento é responsável por identificar que práticas necessitam de um estudo de benchmarking, em seguida identificar as empresas que, pelo seu desempenho, podem servir como fonte de comparação e finalmente estabelecer métodos para a realização da coleta de dados.
A etapa de análise é responsável por determinar o gap competitivo atual e projetar níveis de desempenho almejados.
A terceira etapa chamada de integração tem por finalidade comunicar os resultados do benchmarking e estabelecer metas funcionais.
A última etapa, ações, procura estabelecer planos de ação para implementar o resultado do aprendizado, acompanhar o progresso obtido e refinar o processo de comparação.
Entre os principais benefícios do desenvolvimento de um estudo de benchmarking pode-se mencionar:
- Propicia um melhor conhecimento da empresa sobre si mesma;
- Refina os processos e as práticas empresariais;
- Motiva os colaboradores por meio de um processo de aprendizado contínuo;
- Redução de custos e aumento na produtividade
Existem diversos tipos de benchmarking.
No benchmarking interno procura-se identificar as melhores práticas dentro da própria organização para que elas possam ser compartilhadas com outros setores/áreas.
No benchmarking competitivo o foco são outras empresas que podem ser consideradas referenciais de excelência no setor de atuação da empresa que realiza o estudo.
No benchmarking funcional a comparação recai sobre o processo de trabalho entre as organizações e a comparação pode ser realizada inclusive em empresas de diferentes setores.
Finalmente no benchmarking de colaboração duas empresas estabelecem uma cooperação para o desenvolvimento do estudo de benchmarking e os resultados alcançados são compartilhados por ambas as empresas.