O Triângulo da Estratégia de Kenichi Ohmae

estratégia empresarial pode ser compreendida a partir do chamado Triângulo da Estratégia ou os 3 C’s propostos por Kenichi Ohmae em artigo publicado na McKinsey Quaterly.

Segundo o autor o modelo está fundamentado em 3 fatores chave de sucesso que devem ser balanceados para o êxito da estratégia empresarial que são: concorrência (competition), companhia (corporation) e consumidor (customer) conforme ilustra a Figura 1.

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O desenvolvimento de uma estratégia deve contemplar uma definição clara do mercado a que se destina, uma boa adequação entre os pontos fortes da empresa e as necessidades do mercado e um desempenho superior em determinado fator crítico de sucesso comparativamente aos concorrentes.

No que se refere a concorrência o autor recomenda que ela seja analisada de forma abrangente. Não basta observar o que o concorrente oferece ao mercado mas também como ele é capaz de produzir e qual o caminho escolhido. Portanto, é fundamental antecipar os possíveis deslocamentos da concorrência.

A corporação/companhia precisa se concentrar na maximização de seus pontos fortes. É importante que o processo de desenvolvimento da estratégia leve em consideração as funções críticas da empresa e não apenas aquelas ligadas a um negócio específico. A diferenciação deve ser estabelecida com base nos potenciais da empresa. Uma diferenciação bem sedimentada só será possível a partir da coordenação das diversas áreas. Também é importante que a empresa tome decisões sobre subcontratação (capacidade, estrutura de custos, vantagens estratégicas significativas) e quão efetivamente isso pode ser realizado com relação à redução de custos (compra seletiva, gestão de estoque, escolha de commodities e utilização da automação).

Em relação ao cliente/consumidor Ohmae defende que a empresa deve analisar a sua oferta avaliando o mercado de forma abrangente e não apenas alguns nichos. As necessidades do cliente devem ser satisfeitas de forma integral. Por meio da utilização de pesquisas inclusive em plataformas digitais a empresa pode identificar o que os clientes estão pensando e a partir daí considerar essas informações nas decisões estratégicas.

Adotando o modelo dos 3 C’s, proposto por Ohmae, será possível se concentrar nos três componentes-chave que certamente serão críticos para o sucesso do negócio.

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