Os fatores que determinam a reputação de uma organização

No DICAS DE GESTÃO anterior apresentamos a metodologia utilizada pelo Reputation Institute para apurar o “quociente de reputação”.

Por ocasião da publicação do artigo ficamos de retornar ao tema para detalhar as dimensões e os seus respectivos atributos/indicadores, considerados em cada uma das sete dimensões que compõem o quociente de reputação.

O quociente de reputação foi desenvolvido tendo como base as dimensões que segundo estudos desenvolvidos configuram a reputação de uma empresa. São sete dimensões: produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, governança, cidadania, liderança e desempenho conforme a Figura 1 apresentada no artigo da semana passada.

As 7 (sete) dimensões contemplam 23 (vinte e três) atributos.

Na dimensão PRODUTOS a metodologia do quociente de reputação considera 4 (quatro) atributos: alta qualidade de produtos e serviços, relação custo/benefício, garantia a produtos e serviços e atendimento das necessidades do cliente.

Na dimensão INOVAÇÃO a metodologia avalia 3 (três) atributos: estímulo a novas idéias, pioneirismo no mercado e agilidade para adaptação às mudanças.

Na dimensão AMBIENTE DE TRABALHO a metodologia contempla 3 (três) atributos: recompensa aos empregados, saúde e bem-estar dos empregados e a promoção da igualdade de oportunidades.

Na dimensão GOVERNANÇA também são considerados 3 (três) atributos: abertura e transparência, comportamento ético e justiça na maneira de conduzir os negócios.

Já na dimensão CIDADANIA são considerados 3 (três) atributos: responsabilidade ambiental, apoio a causas sociais e contribuição da organização para o desenvolvimento social.

Na dimensão LIDERANÇA são considerados 4 (quatro) atributos: se a empresa é bem administrada, se possui um sistema de liderança, se possui um corpo gerencial qualificado e se a visão de futuro é clara.

Por último, na dimensão DESEMPENHO, são avaliados mais 3 (três) atributos: retorno do investimento, se a organização apresenta resultados financeiros sólidos e as perspectivas de crescimento.

O monitoramento e a mensuração da reputação das organizações são importantes ferramentas estratégicas para auxiliar no gerenciamento da imagem percebida pelos públicos externos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s