As três perspectivas da gestão estratégica

A gestão estratégica entendida como um modelo de gestão contempla o gerenciamento de todos os recursos de uma organização para o alcance de objetivos e metas. É uma maneira de gerir considerando os interesses de todas as partes interessadas por meio da elaboração de planos estratégicos que envolvem todas as áreas da organização.

Portanto, a gestão estratégica integra a análise do ambiente, a definição de objetivos, a identificação de alternativas estratégicas, a tomada de decisão e o monitoramento do resultado alcançado pelas estratégias implementadas.

O tema gestão estratégica já havia sido abordado por nós antes em duas oportunidades.

Na primeira no artigo da gestão burocrática a gestão estratégica, vimos que a gestão estratégica é um modelo de gestão que tem como objetivo manter a organização em equilíbrio dinâmico com o seu ambiente. Isto significa dizer que a organização deve monitorar e se possível antecipar as mudanças ambientais para se adaptar rapidamente as transformações.

Na segunda oportunidade no artigo desenvolvendo a gestão estratégica na empresa, aprofundamos o tema detalhando um pouco mais o processo e, portanto, a dinâmica da gestão estratégica.

No Dicas de Gestão de hoje vamos voltar ao tema gestão estratégica para tentar compreende-la a partir de três perspectivas fundamentais ilustradas na Figura 1: a posição estratégica, as escolhas estratégicas e a estratégia em ação.

A perspectiva posição estratégica nos permite identificar o impacto do ambiente externo, da capacidade estratégica (recursos e competências) e das expectativas das partes interessadas, stakeholders, na estratégia organizacional. A análise do ambiente externo envolve compreender o mundo complexo no qual estamos inseridos a partir das dimensões política, econômica, sociocultural, demográfica, tecnológica, física e competitiva. A capacidade estratégica nos permite avaliar forças e fraquezas. As expectativas das partes interessadas considera os que os diversos atores que interagem com a organização esperam e percebem da sua atuação.

A perspectiva escolhas estratégicas possibilita identificar as opções de estratégias que podem ser adotadas e métodos que podem ser empregados para escolher entre diversas alternativas estratégicas e a tomada de decisão para que elas se realizem.

Por último a perspectiva da estratégia em ação permite garantir que as opções estratégicas escolhidas sejam de fato aplicadas. Considera a estruturação da organização para dar suporte a um desempenho superior, gerenciar os processos de implementação da estratégia e o gerenciamento do processo de mudança que inclui compreender como o contexto organizacional influencia a mudança e os diversos tipos de papéis desempenhados no processo de mudança.

Ficou claro?

Até a próxima dica de gestão!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s