Empresas Proativas: antecipando-se ao ambiente e ao mercado

Depois de ler o livro Empresas Proativas, como antecipar mudanças no mercado escrito pelos professores Leonardo Araújo e Rogério Gava da Fundação Dom Cabral e refletir sobre os ensinamentos apresentados, resolvi dedicar este DG ao tema da proatividade das empresas. Não sem antes refletir sobre o significado do termo proativo.

Proativo é um adjetivo que define alguém que atua de forma antecipada, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros. Proatividade seria, portanto, o ato de prever problemas e agir, de forma eficiente para evitá-los ou amenizá-los. Quem é proativo realinha as ações presentes a partir da antecipação de eventos futuros.

Um comportamento proativo está associado ao ato de evitar ou resolver um provável problema antes mesmo que ele aconteça. Planejando, analisando e executando ideias e tarefas, uma pessoa proativa consegue evitar situações negativas ou de prejuízo para a empresa, por exemplo.

Proativo é o contrário de reativo. Reativo seria o ato de reagir após um acontecimento, após uma ação, é ter uma reação.

Mas o que seria então uma Empresa Proativa?

No livro os autores afirmam que “empresas proativas antecipam a mudança, respondendo a ela antes de serem forçadas a responder, ou até mesmo criando a própria mudança de forma deliberada.”

Uma empresa proativa dá mais ênfase ao planejamento estratégico de forma prospectiva em oposição a estratégias reativas para lidar com problemas ou para gerenciar as oportunidades que surgem. A proatividade assegura ao negócio um conjunto de vantagens em se tratando de explorar oportunidades e mitigar problemas. Graças a estas características as empresas proativas analisam cenários e se antecipam as mudanças ambientais e consequentemente do mercado.

Empresas proativas adotam estratégias proativas. As estratégias são proativas quando se baseiam em antecipar necessidades ou eventos futuros com a adoção de ações para gerenciar essas necessidades antes que elas surjam.

A empresa proativa adota uma abordagem de negócios que envolve antecipar mudanças do ambiente, do mercado e da competição antes de sua ocorrência realizando as transformações organizacionais adequadas.

Mas quais seriam as principais características de uma empresa proativa?

Araújo e Gava falam em sete principais características das empresas proativas.

  • Antecipam eventos
  • São voluntaristas
  • Encaram o futuro como algo a ser construído
  • Buscam quebrar as regras do jogo
  • Definem mercados
  • Falam ao mercado
  • Guiam o mercado

Gostou do tema? Quer ler mais sobre o assunto?

Para um maior aprofundamento recomendo o livro Empresas proativas: como antecipar mudanças no mercado. Leonardo Araújo, Rogério Gava. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s