Você sabe quanto vale a sua empresa?

Em situações que envolvam dissolução societária, fusões, venda, para fins fiscais e busca de investidores a empresa pode ter a necessidade de desenvolver um processo de avaliação, valuation.

Valuation é uma expressão em inglês que designa a avaliação de uma empresa. É o processo através do qual se estima quanto uma empresa vale, identificando seu preço justo e o retorno do investimento em suas ações. Em outras palavras valuation pode ser definido como sendo o processo de estimar o valor de uma empresa de maneira sistematizada, por meio da utilização de um modelo quantitativo.

Existem diversas formas de realizar a avaliação de uma empresa sendo as mais comuns o valor dos ativos, o valor presente do fluxo de caixa futuro, ou o valor dos múltiplos da empresa.

O cálculo do valor da operação envolve estimar o EBITDA (geração de caixa operacional da empresa) para os próximos anos, assim como investimentos, variação de capital de giro e impostos sobre resultados.

Com o valor da operação calculado, descontam-se passivos financeiros e contingências fiscais e trabalhistas e adicionam-se aplicações financeiras, por exemplo. Com isto, chega-se ao valor de mercado da empresa também chamado de equity value.

Como vimos num processo de avaliação muitas variáveis são analisadas simultaneamente e o empreendedor consegue perceber de forma clara quais delas ajudam a aumentar ou podem diminuir o valor do negócio.

Como mencionado anteriormente existem três métodos mais utilizados para estimar o valor de uma empresa: fluxo de caixa descontado, avaliação por múltiplos e valor patrimonial que podem ser observados na Figura 1.

No método do fluxo de caixa descontado é analisada a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro, num horizonte mínimo de cinco anos. Quanto maior o potencial de crescimento, maior o valor da empresa. No fluxo de caixa descontado, os ativos fixos e o histórico da empresa são apenas o ponto de partida já que o mais importante é a perspectiva de desempenho futuro.

Entre as variáveis que ajudam a compor o valor da empresa pelo fluxo de caixa descontado, o mais importante é sua capacidade de geração de caixa, o EBTIDA (lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre lucro, a depreciação e a amortização). O método do fluxo de caixa é geralmente aplicado em três etapas. Inicialmente estima-se o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos períodos; em seguida define-se a taxa de desconto, baseado no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança; e finalmente os resultados são trazidos para o valor presente e somados.

Esse valor é a base para estimar quanto a empresa estará maior lá na frente. Mas, para chegar ao valor final, é preciso considerar um conjunto de outras variáveis como carteira de clientes, rede de distribuição e qualidade da gestão empresarial. Em nenhuma outra metodologia os detalhes da operação são tão relevantes para o resultado final quanto no método do fluxo de caixa.

No método da avaliação por múltiplos o valor de uma empresa é estabelecido por intermédio de comparações com negócios semelhantes, geralmente listados na bolsa de valores. Para a realização da comparação as empresas devem ser do mesmo setor, devem possuir um portfólio de produtos/serviços semelhante e atender ao mesmo perfil de cliente. No caso de empresas listadas em bolsa que têm um valor de mercado conhecido basta multiplicar o preço da ação pelo número total de ações que compõem o seu capital.

Finalmente no método do valor patrimonial é considerado o valor patrimonial contábil de uma empresa, também conhecido como “valor de livro”, que é a soma de todos os seus ativos como prédios, máquinas, equipamentos, dinheiro e produtos em estoque e descontadas as dívidas e obrigações financeiras. O método do valor patrimonial é mais utilizado para negociações entre  sócios, numa eventual saída de um deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s