Compreendendo as variáveis que impactam o setor com a utilização da análise PESTEL

A análise PESTEL surgiu na década de 90 para auxiliar as empresas a identificar questões externas que afetam um determinado setor mais diretamente. É utilizada para monitorar o ambiente em que estão operando ou planejando desenvolver um projeto, lançar um novo negócio, produto ou serviço.

Permite que se obtenha uma compreensão mais abrangente e ao mesmo tempo detalhada do microambiente de um determinado setor no qual a empresa está operando.

A análise PESTEL contempla as dimensões política, econômica, sociocultural, tecnológica, ecológica-ambiental e legal.

A Figura 1 ilustra as dimensões da análise PESTEL bem como algumas das principais variáveis que devem ser estudadas.

Você pode estar se perguntando agora: qual a diferença entre a análise PESTEL e a análise SWOT?

Diferentemente da análise SWOT, realizada com a utilização da matriz SWOT, a análise PESTEL está voltada sobretudo aos fatores que determinam a concorrência no setor e que podem impactar o negócio. Em outras palavras, proporciona uma visão mais abrangente dos fatores microambientais que podem afetar a empresa mais diretamente, impedir seu crescimento ou levá-la ao declínio. A análise PESTEL pode nos auxiliar a detalhar mais os fatores microambientais do ambiente de negócios que podem vir a se constituir em ameaças ou oportunidades. O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam sua capacidade de competir como fornecedores, prestadores de serviço, clientes e concorrentes. Portanto a análise PESTEL pode ser combinada com a análise SWOT refinando a análise de ameaças e oportunidades que também deve incorporar outros fatores macroambeintais identificados oriundos da modelagem e análise de cenários.

Mais recentemente alguns autores propuseram adicionar uma sétima dimensão, a Ética tornando a análise a princípio mais completa embora as questões éticas possam ser contempladas na dimensão Legal ou na dimensão Sociocultural do modelo PESTEL.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s