A análise PESTEL surgiu na década de 90 para auxiliar as empresas a identificar questões externas que afetam um determinado setor mais diretamente. É utilizada para monitorar o ambiente em que estão operando ou planejando desenvolver um projeto, lançar um novo negócio, produto ou serviço.
Permite que se obtenha uma compreensão mais abrangente e ao mesmo tempo detalhada do microambiente de um determinado setor no qual a empresa está operando.
A análise PESTEL contempla as dimensões política, econômica, sociocultural, tecnológica, ecológica-ambiental e legal.
A Figura 1 ilustra as dimensões da análise PESTEL bem como algumas das principais variáveis que devem ser estudadas.
Você pode estar se perguntando agora: qual a diferença entre a análise PESTEL e a análise SWOT?
Diferentemente da análise SWOT, realizada com a utilização da matriz SWOT, a análise PESTEL está voltada sobretudo aos fatores que determinam a concorrência no setor e que podem impactar o negócio. Em outras palavras, proporciona uma visão mais abrangente dos fatores microambientais que podem afetar a empresa mais diretamente, impedir seu crescimento ou levá-la ao declínio. A análise PESTEL pode nos auxiliar a detalhar mais os fatores microambientais do ambiente de negócios que podem vir a se constituir em ameaças ou oportunidades. O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam sua capacidade de competir como fornecedores, prestadores de serviço, clientes e concorrentes. Portanto a análise PESTEL pode ser combinada com a análise SWOT refinando a análise de ameaças e oportunidades que também deve incorporar outros fatores macroambeintais identificados oriundos da modelagem e análise de cenários.
Mais recentemente alguns autores propuseram adicionar uma sétima dimensão, a Ética tornando a análise a princípio mais completa embora as questões éticas possam ser contempladas na dimensão Legal ou na dimensão Sociocultural do modelo PESTEL.