A simbiose indispensável entre modelo de negócio e estratégia

Simbiose é um conceito cujo significado é encontrado na biologia, porém, pode ser também utilizado em outras áreas, como no mundo dos negócios.

A simbiose, na biologia, é a interação entre dois organismos diferentes vivendo em estreita associação, geralmente para a vantagem de ambos. As relações simbióticas são um componente importante da vida. Em tais relações, organismos de diferentes espécies podem depender um do outro para a sobrevivência. Eles podem compartilhar habitats ou estilos de vida e ainda interagir de forma específica para se beneficiar da presença do outro organismo.

A mesma interação deve ocorrer entre o Modelo de Negócio e a Estratégia.

Isso não significa dizer que Modelo de Negócio e Estratégia são a mesma coisa. Ainda que os dois conceitos tenham forte interconexão não possuem o mesmo significado.

Modelo de negócio, business model, define como cada empresa vai oferecer valor aos seus clientes, ser lucrativa e competitiva de forma a obter lucro e se manter no mercado. Um modelo de negócio deve responder, entre outras, a algumas perguntas como: quem é o cliente-alvo do negócio, o que é valor para esse cliente, como podemos ganhar dinheiro com esse negócio, como podemos oferecer valor para o cliente a um preço adequado.

O modelo de negócios, como vimos em um DG anteriormente deve contemplar parcerias estratégicas, atividades chave, proposta de valor, o relacionamento com o cliente, os segmentos de clientes, recursos principais, canais de comunicação e distribuição, estrutura de custos, e fontes de receita.

Já a estratégia é como a empresa pretende alcançar os macroobjetivos, objetivos estratégicos, desdobrados a partir da visão de futuro.

A Figura 1 ilustra as dimensões do modelo de negócios e sua relação com a estratégia empresarial.

Naturalmente um modelo de negócio eficaz é suportado por boas estratégias empresariais que, por sua vez, contemplam questões internas – que também fazem parte do negócio – e externas, especialmente o que se refere ao ambiente, à concorrência e ao mercado.

Mas o que vem primeiro? O modelo de negócios ou a estratégia?

Eu recomendo a empresários e gestores que pensem primeiro no modelo de negócios.

Pela amplitude de visão que a reflexão sobre o modelo de negócio proporciona observo que os empresários e gestores ficam “abertos” para pensar em objetivos estratégicos e estratégias de forma mais clara.

Complementarmente, depois da estratégia definida, é importante verificar se a mesma se encontra alinhada com o modelo de negócios proposto.

Com a estratégia definida, analisa-se o modelo de negócio desenhado procurando verificar se ambos estão em harmonia.

Esse equilíbrio necessário entre o modelo de negócio e a estratégia pode ser avaliado por meio de questões como:

  • a estratégia contempla a identificação e o estabelecimento de parcerias?
  • a estratégia está focada nas atividades chave?
  • a estratégia está alinhada e viabiliza a proposta de valor?
  • a estratégia estabelece canais para o relacionamento com o cliente?
  • a estratégia considera os segmentos/nichos de clientes com as suas especificidades?
  • a estratégia permite alavancar os recursos/competências principais/essenciais da empresa?
  • a estratégia explora os canais de comunicação e distribuição adequados?
  • a estratégia está compatível com a estrutura de custos?
  • a estratégia considera as fontes de receita?

Muitas vezes a implementação da estratégia demanda investimentos e custos incompatíveis com a realidade da empresa. Por isso é necessário ter flexibilidade para realizar ajustes e correções. Portanto, modelo de negócio e estratégia precisam ser flexíveis para considerar as mudanças do macroambiente, do ambiente de negócios, do mercado e naturalmente a expectativa dos clientes e dos acionistas.

A manutenção da simbiose necessária entre modelo de negócio e estratégia é um processo contínuo e permanente que vai assegurar a empresa vantagem competitiva.

Na sua empresa a estratégia está alinhada ao modelo de negócios?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s