Repensando os fatores críticos de sucesso na perspectiva da inovação de valor

Prestes a completar dois anos do início da publicação da página professorannibal.com.br, lançamos a Página em agosto de 2016, é com muita alegria que comemoramos a publicação do DICAS DE GESTÃO de número 100.

Muito obrigado a você leitor!

Neste DG vamos voltar a discutir a estratégia empresarial nesta oportunidade tratando do conceito de inovação de valor, abordado como sendo “a pedra angular” da estratégia do oceano azul proposta por Kim e Mauborgne no Best-seller Internacional Blue Ocean Strategy. Mais particularmente de que forma podemos revisitar os fatores críticos de sucesso do negócio e da empresa para alcançar a tão almejada inovação de valor.

Para iniciar vamos falar um pouco sobre o que vem a ser Inovação de Valor.

Inovação de valor é uma forma de pensar e conceber estratégias. A inovação de valor atribui a mesma importância ao valor e a inovação por acreditar que “valor sem inovação tende a concentrar-se na criação de valor em escala incremental” e, por outro lado, “inovação sem valor tende a ser movida por tecnologia, promovendo pioneirismos ou futurismos que talvez se situem além do que os compradores estejam dispostos a aceitar e a comprar.” (Kim, Maugborne p.12). Em outras palavras não basta inovar por inovar. A inovação deve ser percebida pelo cliente e pelo prospect como algo que efetivamente agrega valor ao produto ou ao serviço. Só assim teremos inovação de valor.

Os Fatores Críticos de Sucesso, FCSs, também chamados de Fatores Críticos de Êxito, FCEs, são um determinado número de fatores (com perdão da redundância) nos quais resultados satisfatórios podem assegurar um desempenho competitivo superior para a empresa. Os FCSs devem ser tratados com especial atenção pelo empreendedor na medida em que podem determinar o sucesso ou acarretar o fracasso de um negócio. Já conversei com diversos empreendedores que não souberam responder qual eram os FCSs do negócio onde atuavam, apesar de já estarem no ramo há muitos anos. Recomendei que perguntassem aos clientes que eles com certeza possuíam a resposta.

Fator crítico de sucesso é, portanto, o básico que a empresa deve atender para permanecer no jogo do mercado e, por esse motivo, auxiliam os tomadores de decisão a concentrar sua atenção nos processos críticos para o negócio. Quando os fatores críticos de sucesso são bem identificados, delimitados e trabalhados eles se tornam um ponto de referência da empresa, dos colaboradores e consequentemente dos clientes.

Exemplos de fatores críticos de sucesso podem ser, por exemplo, solidez financeira para um banco, economia de combustível para uma indústria automobilística, bom atendimento para um restaurante, localização privilegiada para uma loja de varejo, competência na distribuição para um fabricante de refrigerantes ou capacidade de inovação para uma indústria farmacêutica.

Para evitar dispersão de esforços recomendo que a empresa trabalhe com no máximo 6 FCSs.

E como podemos então, por ocasião do desenvolvimento da estratégia, analisar os fatores críticos de sucesso para que eles nos auxiliem a alcançar a tão sonhada inovação de valor por meio da identificação de segmentos de mercado pioneiros que podem ser explorados.

Esta análise pode ser feita na perspectiva de cinco alternativas para tratar os fatores críticos de sucesso. São elas: aumentar, eliminar, desenvolver, manter ou reduzir.

A escolha dentre essas alternativas e, consequentemente, a elaboração de uma estratégia para identificar e lidar com os fatores críticos de êxito implica em responder fundamentalmente as seguintes questões:

  • Quais FCSs devem ser aumentados acima do padrão do setor?
  • Quais FCSs que o setor não considera muito e que devem ser eliminados?
  • Quais FCSs que o setor nunca ofereceu que podem ser desenvolvidos?
  • Quais FCSs podem ser mantidos por já serem superiores ao padrão oferecido pelo mercado?
  • Quais FCSs devem ser reduzidos abaixo do padrão do setor?

A ideia de responder a estas perguntas e assegurar que o empreendimento focalize aquilo que é realmente relevante.

A Figura 1 ilustra as alternativas de estratégias para lidar com os fatores críticos de sucesso.

Esta análise dos fatores críticos de sucesso deve ser conduzida buscando integrar dois aspectos importantes para que haja inovação de valor que são diferenciação e baixo custo.

A Figura 2 ilustra o processo de inovação de valor.

A decisão de maximizar o FCSs acima do padrão do setor, eliminar, desenvolver, manter ou reduzir abaixo do padrão do setor tem que considerar em que medida esta revisão nos fatores críticos de sucesso pode possibilitar diferenciação ou redução de custos para a empresa.

Se isso for feito alcançaremos a inovação de valor por meio do desenvolvimento de estratégias inovadoras que enxerguem a realidade dos mercados de atuação sob uma ótica diferente, tentando identificar nichos ainda inexplorados por seus concorrentes e concomitantemente valorizados por seus clientes e potenciais clientes a partir de um modelo de negócios repensado a partir das expectativas e necessidades latentes de seus clientes e clientes potenciais.

 

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