O Inbound Marketing é, genericamente, qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse do público-alvo.
De forma mais específica pode-se dizer que o IM é o desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo voltado para um target específico. O Inbound Marketing tem a finalidade de atrair e conquistar o público alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que de fato tenham interesse nos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Ele não realiza ações para o público em geral como era a abordagem do marketing tradicional, outbound marketing. Ele concentra seus esforços em atrair e conquistar as pessoas certas.
Um marco importante no surgimento da abordagem do Inbound Marketing nos Estados Unidos, a partir de 2009, foi o lançamento do livro Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs, Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
O Inbound Marketing parte da premissa de que as pessoas aceitam e valorizam conteúdos relevantes e personalizados. Por outro lado, não apreciam mensagens impostas, em momentos inoportunos, que interrompem e atrapalham o seu cotidiano e suas atividades.
De forma simplificada pode-se dizer que os objetivos do Inbound Marketing são atrair, converter, vender e encantar o cliente/prospect.
A Figura 1 ilustra os objetivos do Inbound Marketing.
O também chamado Marketing de Atração possui algumas etapas fundamentais que são: geração de tráfego, geração de leads, alimentação de leads com a conquista de clientes e a análise e mensuração.
As principais etapas no desenvolvimento do Marketing de Atração podem ser melhor observadas na Figura 2.
Atrair visitantes é o primeiro passo do IM. Isso pode ser feito desenvolvendo conteúdo relevante, gerando valor e proporcionando uma percepção positiva da sua empresa/marca.
O segundo passo consiste na geração de leads que são pessoas que em troca de informações relevantes de acordo com uma perspectiva própria aceitam fornecer seus dados de contato maximizando a chance de que venham a se tornar clientes futuramente.
O terceiro passo consiste na alimentação de leads com a conquista de clientes.
O quarto passo é responsável pela análise e mensuração. Os resultados alcançados devem ser apresentados de forma objetiva e mensurável com a utilização de KPIs.
Poucas empresas estão dispostas a contratar um serviço sem que possam mensurar os resultados.
Simples?
O que você está esperando?
Então mãos à obra!