Melhorando a performance nas redes sociais por meio de métricas e indicadores, KPIs

No DICAS DE GESTÃO “as mídias sociais na estratégia de comunicação integrada de marketing” tratamos da relevância de se alinhar as ações da empresa nas mídias sociais com uma estratégia mais ampla de marketing e comunicação.

Voltamos ao tema para abordar, nesta oportunidade, a importância da adoção de métricas e indicadores de performance que possibilitem um feedback e, consequentemente, a partir dele, o monitoramento e aprimoramento do desempenho e dos resultados da empresa, do negócio e da marca no que se refere a sua presença nas redes sociais.

Não basta apenas estar presente por modismo. É fundamental mensurar e avaliar esta presença e, se for o caso, realizar os devidos ajustes na estratégia de marketing em busca de uma melhor eficácia.

Lembre-se sempre: o que não se mede não se gerencia.

Portanto definidos os objetivos e estratégias de marketing e comunicação para a presença da empresa/negócio/marca nas redes sociais é importante a adoção de indicadores de desempenho, KPIs, para avaliar a eficácia das estratégias adotadas e a partir dessa avaliação adotar ações no sentido de tornar esta presença cada vez mais eficaz e, sobretudo, efetiva.

Como se sabe uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade de mensuração do desempenho das campanhas em tempo real. Todas as principais redes sociais possuem um analytics básico (alguns mais sofisticados do que outros) disponível para sua página ou perfil. Por este motivo não há justificativa plausível para você não gerenciar o desempenho da sua empresa, do seu negócio e da sua marca por meio de indicadores de performance nas redes sociais.

Assim, é possível fazer a análise das métricas de uma maneira relativamente simples sem a necessidade de ferramentas mais sofisticadas. Obviamente, é preciso ter conhecimento do negócio para saber extrair e analisar os dados mais relevantes, transformando-os em informações e conhecimento, o que esses dados indicam e, a partir deles, tomar decisões com base em informações. Temos desde indicadores muito simples até alguns um pouco mais elaborados.

Seguidores, likes, engajamento, compartilhamentos, menções, visualizações, alcance são os principais indicadores dados pelas ferramentas. Muitas vezes apresentados graficamente e em painéis que indicam as variações em tempo real.

Entre os indicadores mais simples facilmente extraídos pode-se mencionar: visualizações da página, curtidas na página, alcance e envolvimento com a publicação.

Como exemplo de indicadores um pouco mais elaborados pode-se mencionar: taxa de variação de visitas que mostra a variação do número de visitas do mês atual comparado com o mês anterior; bounce rate que é o número de pessoas que visitam uma única página dividido pelo número total de visitantes do site; páginas por visita, (média de páginas por sessão), que apresenta o número médio de páginas visualizadas durante uma visita ao site; duração média das visitas que é o tempo médio de duração da sessão; taxa de conversão que é a porcentagem de visitas que resultaram em uma conversão para uma meta pré-estabelecida; backlinks que são links presentes em outros sites e que apontam para o seu; domain authority: que é utilizado para ver o quão confiável é o seu site comparado com outros da sua concorrência ou qualquer outro que apareça durante uma busca da sua palavra-chave principal; número de assinantes que é o número de pessoas que assinam para receber sua newsletter; número de newsletters enviadas que é o número de E-mails marketing enviados parra os assinantes da newsletter; E-mails totais enviados que é o número de E-mails enviados pela empresa; taxa de abertura média de E-mails que é a taxa de E-mails enviados que são abertos e taxa de cliques média que é a taxa de cliques nos links disponibilizados nos E-mails enviados.

Indicadores mais sofisticados podem ser desenvolvidos a partir destes e outros por intermédio da combinação de duas variáveis no mesmo indicador.

No caso do Linkedln há ainda o indicador SSI, Social Selling Index.

Numa escala de 0 a 100 o SSI mede a capacidade de se “vender” no Linkedln a partir de uma análise da sua eficácia na Rede. O indicador considera a quantidade de contatos que você adiciona, os compartilhamentos, comentários, competências atualizadas e visualizações que obtêm. Quanto maior o SSI maior o seu índice de autopromoção.

Para analisar o SSI, basta acessar linkedin.com/sales/ssi e você encontrará instantaneamente  uma análise da sua atividade no LinkedIn. O indicador SSI é dividido em quatro dimensões: o estabelecimento da marca profissional, a localização das pessoas certas, a interação por meio de insights e o cultivo de relacionamentos. Cada uma destas dimensões avaliada numa escala de 0 a 25.

Como você pode perceber não será por falta de indicadores, KPIs, que você deixará de monitorar o desempenho do seu negócio nas redes sociais.

Basta apenas ter disciplina para registrar os números em um painel de indicadores, estabelecer séries históricas e avaliar a quantas anda o seu resultado nas redes sociais.

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