A Realidade Aumentada na estratégia de produção e operações das empresas

Realidade Aumentada, RA, é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja integrado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova perspectiva na maneira como executamos atividades e tarefas, ou mesmo as que são automatizadas por intermédio de máquinas e equipamentos. Em outras palavras a RA é um conjunto de tecnologias que permite sobrepor dados digitais e imagens ao ambiente físico. Isso é possível por meio da transformação de grandes quantidades de dados e elementos de análise em imagens que são sobrepostas ao mundo real. Esta tecnologia possibilita reduzir custos e aumentar a produtividade em diversos setores.

Com a utilização de um dispositivo, como um smartphone, tablet ou até mesmo óculos especiais, a pessoa consegue enxergar e interagir com elementos virtuais, que orientam suas ações em determinada atividade.

Uma plataforma de Realidade Aumentada é capaz de digitalizar e automatizar toda cadeia de valor de uma empresa.

Um dado publicado recentemente pela Harvard Business Review ilustra bem a importância que esta tecnologia vem assumindo. Segundo a HBR o investimento em tecnologia de RA em 2020 alcançará o patamar de US$ 60 bilhões.

A Realidade Aumentada propiciará mudanças significativas na forma como tomamos decisões, aprendemos, projetamos e fabricamos produtos, prestamos serviços gerenciamos cadeias de valor e nos relacionamos com os clientes.

A RA se originou a partir das etiquetas. Os códigos de barras não estavam atendendo de maneira adequada a necessidade de carregar todas as informações que se precisava obter através de sua leitura. Por isso, foram desenvolvidos os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. A partir daí o conceito evoluiu até chegarmos a RA.

Três componentes básicos são fundamentais para utilizarmos a Realidade Aumentada: objeto real, câmera ou dispositivo para transmitir imagem e software.

A Figura 1 ilustra os componentes básicos da RA.

O objeto real que possibilite a interpretação e desenvolvimento do objeto virtual; a câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real e um software apto a interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

Em termos de estratégias de produção e operações a RA pode ser utilizada, por exemplo para: inspeção de um produto visando a detecção de falhas, monitorar, controlar, personalizar e otimizar o funcionamento e as características de produtos em tempo real, manutenção de equipamentos, substituição de peças e elaboração de procedimentos de forma a simplificar a compreensão dos mesmos entre outras aplicações.

Na fábrica de tratores e equipamentos agrícolas AGCO, em Canoas (RS), por exemplo, os inspetores de qualidade usam os óculos de RA na linha de montagem dos monoblocos, uma espécie de chassi dos tratores.

Na indústria automobilística a RA pode ser utilizada para: auxiliar funcionários na montagem de automóveis , auxiliando também com problemas técnicos e de manutenção, aplicando instruções para diminuição de erros, instruções de segurança de trabalho dentro da empresa pensando em seus funcionários e no bem estar de todos, projetar o carro em uma superfície plana e ter opção de personalização do automóvel, dessa forma facilitando a escolha do cliente que não precisa sair de sua residência ou escritório para visualizar o carro em mais detalhes, como sua área interna, parte mecânica e área externa, entre outras aplicações.

Quando se trata da prestação de serviços uma das dificuldades encontradas é tangibilizar o serviço para o cliente por ocasião da venda. Com a RA o cliente de uma de agência de turismo poderá, por exemplo, experimentar um destino antes de se decidir por qual optar. Uma agência de propaganda poderá apresentar uma proposta de uma forma muito mais clara e palpável para um anunciante. No que se refere a estratégia de operações em serviços na área da saúde a RA possibilita converter a assinatura térmica das veias do paciente permitindo localizar as veias com mais facilidade.

Como pode-se observar as possibilidades de aplicação são diversas tanto na indústria como no setor de serviços e olha que ainda estamos iniciando na exploração desta tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s