As mídias sociais na estratégia de comunicação integrada de marketing

Venho observando nos últimos anos uma verdadeira corrida das empresas para estarem presentes nas mídias sociais.

Todavia, em muitos casos, essa presença não alcança resultados significativos por não estar inserida numa estratégia mais ampla de comunicação integrada de marketing, em outras palavras, as empresas estão presentes nas mídias sociais por puro modismo. Não sabem o que querem, nem porque querem, muito menos o público que pretendem atingir, de que forma e com que mensagem.

Neste DICAS DE GESTÃO vamos falar sobre o papel da comunicação integrada de marketing e de que forma a estratégia nas mídias sociais deve estar inserida numa estratégia mais ampla de comunicação.

De acordo com Philip Kotler, o conceito de comunicação integrada contempla a análise das funções estratégicas das atividades de comunicação, bem como sua integração, alinhando esforços para que a mensagem seja concisa e uniforme. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de comunicação, com o objetivo de disseminar uma mensagem única que seja coerente e reforce o posicionamento da empresa.

Segundo a definição da American Marketing Association, AMA, a comunicação integrada de marketing é: “um processo de planejamento desenhado para assegurar que todos os contatos feitos por uma marca com seu cliente-alvo para divulgar produtos, serviços ou a empresa em si sejam relevantes para essa pessoa e consistentes ao longo do tempo”.

A comunicação integrada de marketing tem como finalidade unificar a comunicação da empresa para assegurar que a essência da mensagem seja a mesma, independente do formato do conteúdo ou os canais escolhidos.

As redes e as mídias sociais já são uma realidade no mundo todo. A cada dia mais e mais empresas trabalham no sentido de estar presentes nas redes, utilizando-as como ferramentas de comunicação de marketing. Todavia a maneira de como utilizar esse relativamente novo canal ainda provoca alguma controvérsia entre os especialistas da área.

Desta forma, cresce a necessidade de se estabelecer estratégias de comunicação integrada também no mundo virtual, mídias sociais, e gerenciar bem essa comunicação.

Um fator que precisa ser levado em consideração no momento de decidir entre estar ou não presente nas mídias sociais, são os clientes. Eles definem a necessidade de encontrar as empresas e seus produtos e serviços na mídia.

Para isso, é importante entender as necessidades e desejos dos clientes, o funcionamento dessas mídias sociais bem como uma transformação que está associada a elas que é a mudança do foco e da atenção do consumidor. No passado a comunicação das empresas era centrada nas mídias impressas e televisivas. Isto acontecia porque eram nestas plataformas que a atenção do consumidor estava concentrada.

Uma vez alcançada esta compreensão é importante planejar essa presença.

Para isso é importante que os objetivos e a estratégia de comunicação nas mídias sociais contemplem:

  • a identificação do target, público-alvo;
  • a definição clara dos objetivos da comunicação;
  • o desenvolvimento da mensagem;
  • a seleção das mídias que serão utilizadas;
  • a definição do orçamento destinado a presença nas mídias sociais;
  • a definição do mix de comunicação (propaganda, publicidade, relações públicas)
  • a medição dos resultados nas mídias sociais e;
  • o gerenciamento das ações de comunicação nas mídias sociais.

As empresas precisam incluir o planejamento da presença nas mídias sociais como uma etapa importante do planejamento de comunicação integrada de marketing de forma a gerenciar a comunicação empresarial e a de marketing digital. Cada uma dessas formas de comunicação tem um papel importante na utilização das mídias sociais como ferramenta de comunicação.

Campanhas de marketing digital e links patrocinados em sites de redes e mídias sociais, como Linkedln, Facebook, e YouTube, entre outros, e sites buscadores como Google, são fundamentais em estratégias de marketing em particular de comunicação.

Trabalhando de forma adequada é possível desenvolver um planejamento de comunicação empresarial eficaz em especial nas mídias sociais, de forma a contribuir para que a empresa consiga interagir de forma moderna e, desta forma, alcance ainda mais visibilidade junto a sociedade, seus clientes e colaboradores. Tudo isso em prol do posicionamento, da imagem da empresa, de suas marcas e produtos/serviços.

Não se pode mais negligenciar as novas ferramentas bem como os seus benefícios, mas isso deve ser feito a partir da implementação e acompanhamento de um planejamento de comunicação bem elaborado.

 

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