Indicadores de viabilidade no plano de negócios

O plano de negócio, business plan, é um documento que especifica por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser seguidos para que estes objetivos sejam alcançados, minimizando os riscos e as incertezas. Geralmente é composto das seguintes partes: sumário executivo, modelo negócio e oportunidade, análise do ambiente de negócios, análise do mercado, definição de objetivos estratégicos, estratégia competitiva e posicionamento, estratégias de marketing, análise operacional, arquitetura organizacional e análise financeira.

Uma das partes que compõem o plano de negócios é o plano financeiro que para ser elaborado demanda uma análise financeira.

A análise financeira, ou plano financeiro é geralmente a última etapa de um plano de negócios. É nesta etapa que serão feitas as projeções de receitas e despesas e será analisada a viabilidade do negócio que está sendo planejado a partir do investimento projetado.

A análise financeira deve ser elaborada com base em projeção para cinco anos em que devem ser definidos os investimentos em instalações, equipamentos, eventos de inauguração e capital de giro entre outros.

A Figura 1 ilustra as etapas do plano financeiro

O plano financeiro envolve, portanto, a identificação do investimento inicial necessário, a realização de uma estimativa de despesas e receitas e a análise dos indicadores de viabilidade do negócio.

A análise de viabilidade deve considerar 3 (três) principais indicadores: VPL, valor presente líquido, TIR, taxa interna de retorno e payback conforme ilustrados na Figura 2.

O Valor Presente Líquido é um dos métodos/indicadores mais utilizados na análise de projetos de investimentos. O VPL é um indicador que tem como objetivo calcular o valor presente de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital.

O VPL é um indicador de viabilidade do negócio. O seu cálculo  consiste em trazer para o momento presente os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a taxa mínima de atratividade (TMA) da empresa ou projeto.

A TMA, Taxa Mínima de Atratividade é uma taxa de desconto utilizada nos métodos de análise de investimento que representa o mínimo de retorno que o empreendedor/investidor espera obter. A Taxa Mínima de Atratividade é usada, portanto, para saber qual o retorno mínimo esperado de um investimento.

O VPL pode ser negativo, neutro ou positivo. Um VPL negativo significa que o investimento é inexequível e que provocará perdas e prejuízos. Por outro lado, um VPL neutro representa que o investimento a ser realizado será equilibrado, ou seja, ele não trará prejuízo e nem ganho. Se o VPL for positivo o investimento é viável e o investidor terá ganhos financeiros e conseguirá o retorno do seu investimento.

Outro indicador importante de viabilidade no plano de negócios é a taxa interna de retorno, TIR.

A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês Internal Return Rate (IRR), é um cálculo utilizado para apurar a taxa de desconto que teria um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu Valor Presente Líquido. Em outras palavras, seria a taxa de retorno do investimento. Portanto a taxa interna de retorno é a taxa para a qual o VPL é nulo. Quanto maior a TIR melhor e mais lucrativo será o negócio.

Por último o payback é tempo necessário para que um negócio se pague, ou seja, o tempo necessário para que o VPL fique positivo.

Em outras palavras, payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até o momento em que os rendimentos acumulados se tornam iguais ao valor desse investimento. O payback dá ao gestor a estimativa de quanto tempo vai levar até que a aplicação inicial seja recuperada.

Esse período pode variar de meses a anos. É função dos custos com equipamentos, funcionários, despesas administrativas e operacionais, ou seja, valor do investimento e do tipo e das características do negócio.

2 comentários sobre “Indicadores de viabilidade no plano de negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s