Desenvolvendo cadeias de valor enxutas, Lean Value Chain

Numa era em que a competição deixa de se dar entre empresas e passa a ocorrer cada vez mais entre cadeias de valor é necessário estar inserido em cadeias de valor competitivas.

Portanto não basta uma empresa operar adotando os princípios propostos pelo pensamento lean. É fundamental que toda a cadeia de valor, na qual a empresa está inserida, assimile e pratique a filosofia enxuta. Isso se deve ao fato de que o ponto de partida para o pensamento enxuto é o conceito de valor, percebido pelo cliente. Além disso, segundo o ditado popular nenhuma cadeia, nenhuma corrente, será mais forte do que o seu elo mais fraco. Um ator que não opera segundo os princípios lean na cadeia de valor pode torna-la mais fraca.

Antes da falarmos da importância da aplicação dos princípios lean a toda cadeia de valor, Lean Value Chain, vamos iniciar definindo o que vem a ser valor, fluxo de valor e cadeia de valor.

Valor, numa abordagem econômica, pode ser definido como o montante em dinheiro que o cliente espera pagar e origina-se da utilidade ou da satisfação que o produto provê. Em outras palavras custo/benefício. Na abordagem de marketing valor confronta percepções e escolhas, não estando vinculado apenas ao aspecto econômico que se refere a compra de um produto ou serviço. Relaciona-se, portanto, a percepção do cliente em relação a um produto ou serviço frente aos benefícios esperados. É o confronto da percepção vis a vis as expectativas.

Fluxo de valor é a execução de atividades ao longo da cadeia de valor de maneira contínua para que um produto/serviço passe do desenvolvimento ao lançamento, do pedido à entrega e da matéria-prima ao produto final nas mãos do cliente.

Cadeia de valor pode ser conceituada como sendo o conjunto de atividades desempenhadas por uma empresa desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final ao cliente. Ou seja, conjunto de atividades que agregam valor a um produto ou serviço.

A Figura 1 ilustra um modelo de cadeia de valor proposto por Michael Porter

A cadeia de valor é composta por atividades primárias e atividades de apoio.

As atividades primárias relacionam-se com o desenvolvimento e transformação dos produtos/serviços, vendas, manutenção e suporte. Pode-se observar em praticamente todas as empresas as seguintes atividades primárias:

  • Logística de entrada: são os processos ligados à recepção, controle de estoque, transporte e relacionamento com fornecedores.
  • Operações: correspondem as atividades relacionadas à transformação da matéria prima, como a fabricação do produto. Aqui estão inseridos os equipamentos, montagem, embalagem, testes, entre outras atividades.
  • Logística de saída: depois de fabricados/desenvolvidos, os produtos/serviços precisam chegar até o consumidor final. A forma como isto é feito, deve ser eficiente nos custos e satisfazer as expectativas do cliente com relação ao nível de serviço e disponibilidade.
  • Marketing e vendas: todos os processos utilizados pela empresa para conquistar os consumidores a adquirir os produtos ou serviços fazem parte das atividades primárias.
  • Serviços: são as atividades relacionadas ao SAC e pós-venda que tem a capacidade de ampliar o valor do produto percebido pelo cliente.

As atividades de apoio na cadeia de valor têm como função, como o próprio nome diz, apoiar, auxiliar, direta ou indiretamente, a execução das atividades primárias.

Embora possam existir diversas atividades de apoio de acordo com cada segmento de empresa, normalmente identificam-se quatro atividades de apoio principais:

  • Infraestrutura da Empresa: servem para manter as operações diárias, como é o caso da gestão, seja ela administrativa, legal, geral, contábil ou de qualidade.
  • Gestão de recursos humanos:está associado ao recrutamento, seleção, desenvolvimento, retenção e redução do quadro de funcionários.
  • Desenvolvimento da tecnologia:embora de suma importância em uma empresa, faz parte do setor de apoio, servindo para manter as atividades em expansão e bem executadas;
  • Aquisição de bens e serviços: são os processos que a empresa utiliza para adquirir os materiais e maquinários para trabalhar;

Espero que tenha ficado claro o importante conceito de cadeia de valor, value chain.

E o que seria então uma cadeia de valor enxuta, lean value chain?

Cadeia de valor enxuta consiste na aplicação dos princípios lean no desenvolvimento e melhoria dos processos e operações que compõem toda a cadeia.

A idéia contida no conceito é maximizar o fluxo de valor, mitigar desperdícios e perdas, tendo como referência a busca da perfeição, o zero defeito. Em outras palavras é uma cadeia de valor onde as sete perdas dentro do sistema lean devem ser combatidas em todos os elos da cadeia, a fim de eliminar qualquer desperdício: produtos defeituosos, produção maior do que a necessidade atual, estoques com níveis elevados e sem demanda, perdas por processamento, movimentação desnecessária, transportes e esperas e, por fim, o não aproveitamento do potencial pleno das pessoas envolvidas na cadeia de valor.

Em outras palavras uma cadeia de valor enxuta é aquela na qual as atividades primárias: logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e serviços, e as atividades de apoio: infraestrutura da empresa, gestão de recursos humanos, desenvolvimento da tecnologia e aquisição de bens e serviços são realizados seguindo a filosofia e os princípios lean. Para que isso seja possível é fundamental o estabelecimento de parcerias e cooperação entre todos os atores da cadeia de valor.

Ficou claro o que significa uma cadeia de valor enxuta?

Oportunamente voltaremos ao tema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s