Gestão empresarial: uma abordagem sistêmica

A gestão empresarial entendida como o conjunto de estratégias e ações aplicadas a um negócio, utilizando de seus recursos financeiros, materiais e humanos pode ser desdobrada, a partir de uma abordagem sistêmica, em sete dimensões. São elas: governança corporativa, modelo de gestão, modelo de negócio, estratégia empresarial, arquitetura organizacional, gestão do desempenho e risco conforme pode ser observado pela Figura 1.

A dimensão Governança Corporativa trata, segundo o IBCG, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, da maneira como a empresa é dirigida, monitorada e incentivada. Envolve os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

A dimensão Modelo de Gestão refere-se à maneira como uma empresa organiza suas atividades e seus recursos com a adoção de procedimentos, normas e regras. O modelo de gestão da empresa, portanto, reflete a cultura organizacional, seus valores, visão e missão.

A dimensão Modelo de Negócio aborda a maneira como a empresa faz negócios e os parâmetros que utiliza. É a forma pela qual a empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse. Sua utilização ajuda a ver de forma estruturada e integrada os diversos elementos que compõe as formas de negócios. É por intermédio dele que a empresa desenvolve os conceitos de entrega de valor aos seus públicos de interesse, sejam eles shareholders (acionistas) ou stakeholders (partes interessadas).

A Estratégia Empresarial define ou rumos que a empresa pretende seguir para alcançar seus objetivos.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas desenvolvam boas estratégias. A estratégia empresarial é, portanto, uma forma de atuação onde a empresa que está competindo com outras age em resposta às mudanças no ambiente e nos concorrentes. Este tipo de estratégia pretende assegurar vantagem competitiva à empresa em relação aos seus competidores.

Já a Arquitetura Organizacional estabelece a forma como o trabalho será dividido e organizado na empresa. A arquitetura organizacional trata do desenho da organização para que seja bem sucedida ao analisar informações e tomar decisões.

A dimensão Gestão do Desempenho aborda a maneira como a empresa avalia o desempenho para, a partir dessa análise, realizar as correções de rumo necessárias nas estratégias. Envolve definir indicadores, apurar índices e estabelecer metas.

Por último a dimensão Risco. O risco é inerente a qualquer atividade empresarial.

Gerenciamento de riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos de uma empresa, procurando mitigar os riscos e incertezas sobre essa organização.

Incertezas representam riscos e oportunidades, com potencial para destruir ou agregar valor. O gerenciamento de riscos corporativos permite aos gestores tratar de forma eficiente as incertezas, bem como os riscos e as oportunidades a elas associadas, objetivando  melhorar a capacidade de gerar e agregar valor ao negócio.

Esse framework nos ajuda a compreender o funcionamento de qualquer empresa independente de porte, nacionalidade ou ramo de negócio.

Claro que numa empresa de porte maior fica mais evidente cada uma dessas dimensões, todavia, mesmo em pequenas e médias empresas, elas estão presentes ainda que geralmente menos formalizadas e organizadas.

Caso você se interesse em aprofundar a compreensão dessas dimensões pode consultar artigos anteriormente publicados nas DICAS DE GESTÃO que tratam de cada uma delas.

Na sua empresa ou na empresa em que trabalha você consegue identificar processos e atividades relacionadas a cada uma dessas sete dimensões?

Que tal fazer o exercício de identifica-las?

Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s