Elaborando um plano de ação a partir do 5W2H

O desenvolvimento de um plano de ação para melhor gerenciar a equipe e organizar suas atividades é um trabalho que todos os gestores em algum momento precisam fazer. E o desafio na elaboração deste plano está em envolver os liderados para que realmente aceitem e se comprometam contribuindo para o sucesso da sua implementação. Por esse motivo, neste post, vamos conversar sobre como desenvolver um plano de ação eficiente e engajar a sua equipe desde a elaboração até a implementação e acompanhamento.

Por ser uma ferramenta de uso bastante simples e objetivo, os planos de ação são  utilizados em áreas funcionais diversas, como por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas, comercial, operações entre outras.

O ponto de partida dos planos de ação são as iniciativas estratégicas desdobradas a partir dos objetivos do mapa estratégico, chamados de objetivos estratégicos.

Como visto em um post anterior cada iniciativa estratégica  deve gerar um plano de ação. A iniciativa compreende o que fazer já o plano de ação o detalhamento de como fazer.

Uma dúvida que surge invariavelmente é que informações deve conter o plano de ação.

Recomendo as informações solicitadas a partir da aplicação do 5W2H.

O 5W2H é um método que pode ser utilizado por qualquer empresa com o objetivo de registrar, de maneira organizada e planejada, como serão executadas as ações, assim como por quem, quando, onde, por que, como e quanto irá custar para a empresa gerando, portanto, um orçamento preliminar.

Seu nome designa uma sigla que contem as iniciais dos pronomes interrogativos em inglês, sendo:

1 – What (O que)

2 – Who (Quem)

3 – When (Quando)

4 – Where (Onde)

5 – Why (Por que)

1 – How (Como)

2 – How Much (Quanto)

Em uma empresa que deseja se desenvolver e fazer bons planejamentos, o modelo 5W2H é extremamente útil. Pela sua praticidade, ele pode ser feito em organizações independentemente do seu porte, pois não necessita de uma equipe técnica especializada.

É um método muito simples que agiliza todos os planos de uma empresa, ou seja, a empresa pode ganhar ainda mais eficiência com o método 5W2H. Além disso, em um mercado altamente competitivo, a falta de planejamento de ações pode gerar redundâncias   e omissões com consequentes prejuízos, além de perda de vantagem competitiva.

Seguindo esse roteiro você será capaz de desenvolver um plano de ação adequado as suas necessidades e orientar a sua equipe de como elaborá-lo.

Agora é com você!

Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s