Que informações deve conter um painel de indicadores de desempenho?

Desenvolvido o planejamento estratégico, definidos os objetivos e escolhidos os indicadores com suas respectivas metas é chegada a hora de desenvolver um painel de indicadores, dashboard, ou painel de bordo como também é chamado, para que os resultados possam ser acompanhados mensalmente por ocasião das reuniões de análise crítica do desempenho, RACs.

A utilização de indicadores é fundamental para monitoramento dos objetivos de uma empresa. Após a definição da estratégia a ser seguida, o indicador funciona como a sinalização que vai indicar aos gestores da empresa se os resultados alcançados estão de acordo com o que foi traçado anteriormente. O indicador é o instrumento indispensável para avaliação do plano estratégico da empresa, portanto, da eficácia das estratégias adotadas.

Mas afinal de contas, o que é um Painel de Indicadores ou Dashboard?

Numa tradução livre dashboard é um painel de indicadores (ou painel de bordo), com seus principais indicadores e gráficos integrados em um único painel de fácil acesso, manuseio e, sobretudo, visualização.

O dashboard organizará e apresentará melhor as informações de resultados vis a vis as metas estabelecidas, dando aos gestores um design mais profissional e interativo. Todo resultado será mostrado na forma de planilha e gráfico e será mais facilmente analisado possibilitando uma melhor tomada de decisões bem como a elaboração de fatos, causas e ações para tentar reverter um desempenho aquém da meta estabelecida.

Entre as informações que deve conter um Painel pode-se mencionar:

– Nome dos indicadores

– Unidade de medida

– Periodicidade

– Fórmula de cálculo

– Realizado

– Meta

– Desempenho acumulado

– Farol indicando se o desempenho acumulado está no vermelho, amarelo ou verde

– Desempenho mês a mês

– Gráfico de barras com o desempenho mês a mês

Com essas informações disponíveis já será possível realizar uma análise adequada do desempenho de cada um dos indicadores da empresa mensalmente bem como decidir as ações que deverão ser tomadas para reverter um eventual resultado negativo.

Um bom domínio do Excel auxilia na elaboração de um painel simples para acompanhamento dos resultados da empresa, bem como desenvolver a disciplina indispensável para olhar e discutir resultados mensalmente numa reunião exclusiva para essa finalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s