Empresas exponenciais: melhores, mais rápidas e mais baratas

Nos últimos anos observa-se o aparecimento de novas empresas que vem performando de forma mais eficiente, atraente e rentável do que as demais ao substituir antigos modelos de gestão por novos. São empresas que diferem em termos de estratégia, arquitetura, cultura, processos, operações, sistemas, pessoas e desempenho.

As chamadas empresas exponenciais vêm mudando o mercado atual e lançando uma luz sobre temáticas antes não tão debatidas, como a modernização de processos, gerenciamento de equipes heterogêneas e utilização inteligente da tecnologia.

O conceito de organização exponencial apareceu pela primeira vez na Singularity University em setembro 2008.

Ismail, Malone e Geest no livro Organizações Exponenciais definem-nas como “aquelas cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado ao de seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas”.

Antes de falar mais sobre esse modelo de empresa vamos compreender melhor o conceito do que é ser exponencial recorrendo à matemática e as funções.

O gráfico de uma função linear pode ser observado na Figura 1 (a) e o gráfico de uma função exponencial pode ser observado na Figura 1 (b)

Como pode-se constatar pela Figura a função exponencial é caracterizada pelo crescimento muito rápido e por isso é utilizada na matemática e em outras ciências. Daí o termo empresa ou organização exponencial.

As organizações exponenciais, também conhecidas como ExOs (do inglês, Exponential Organizations), são novas empresas que adotaram uma forma diferente de fazer negócios e alcançaram um rápido crescimento em um período de tempo curto se comparadas a outras empresas do mesmo segmento. Elas operam com uma proporção preço/desempenho dez vezes superior ao das empresas tradicionais que ainda adotam o paradigma linear (função linear) e incremental.

São empresas como a Quirky do setor de CPG, consumer packaged goods, bens de consumo e a Local Motors que é uma empresa norte-americana de fabricação de veículos automóveis focada em fabricação de baixo volume de projetos de veículos automóveis de código aberto.

A Local Motor foi fundada em 2007 com sede em Phoenix, no Arizona. Os veículos atuais da empresa incluem o Rally Fighter e seus veículos Strati e Swim impressos em 3D. A Empresa desenvolve veículos usando a impressão 3D e utiliza desenhos de veículos fornecidos pela comunidade on-line. Em 2016 lançou um ônibus elétrico autônomo denominado Olli.

Estas empresas têm a capacidade de escalar o mercado a uma taxa cerca de 10 vezes superior do que seus concorrentes, utilizando um pensamento moderno e reunindo os ingredientes certos para fazer acontecer. São empresas que adotam modelos de negócios disruptivos e estratégias disruptivas, temas já tratados por nós em DGs anteriores.

A evolução exponencial da tecnologia e seus impactos não consegue ser absorvida em uma organização que pensa linearmente. É fato que muitas empresas, grandes e matriciais, respondem lentamente às mudanças no cenário tecnológico. O futuro será das empresas que os autores chamam de ExOs ou Exponential Organizations, que ao contrário das tradicionais, conseguem manter apenas um pequeno grupo de colaboradores e utilizar intensamente tecnologias avançadas e recursos externos. Com isso, conseguem mudanças rápidas. Segundo os autores, em um grande número de setores, inevitavelmente as ExOs vão substituir as empresas dominantes.

No próximo DICAS DE GESTÃO voltaremos ao tema estabelecendo uma analogia mais detalhada entre as empresas tradicionais e as empresas exponenciais.

Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s