Antecipando a visão de futuro com a linha da visão

No desenvolvimento do processo de planejamento estratégico uma das etapas é a elaboração das chamadas declarações corporativas: negócio, visão, missão e valores.

Dessas declarações a visão de futuro, visão corporativa, visão estratégica ou simplesmente visão é talvez a mais importante. Digo isso porque é a partir dela que são desdobrados os objetivos estratégicos, para os quais são definidos indicadores e estabelecidas metas e as iniciativas estratégicas que vão gerar posteriormente os planos de ação.

Pode-se entender a visão estratégica como uma projeção, num determinado horizonte de tempo, dos resultados que a organização almeja e atuar no presente e nos próximos anos para atingir esses resultados. Em outras palavras a visão mostra aonde a empresa quer chegar. Corresponde, portanto, a uma projeção das oportunidades futuras do negócio. É uma imagem viva de uma situação futura desejável, que esteja ligada ao cliente e que seja, de alguma forma, muito melhor do que a situação atual.

A visão pode ser considerada ainda como os limites que os principais gestores, responsáveis pela empresa, conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. O estabelecimento da visão de futuro, embora para executivos ávidos por ir direto ao ponto possa parecer algo puramente conceitual ou acadêmico é fundamental por dois motivos principais:

  • as operações e o dia a dia tem o poder de anular as estratégias.
  • a estratégia deve orientar as operações e não o pensamento operacional determinar a orientação da empresa.

Todavia um desafio que surge invariavelmente é como comprometer os colaboradores na busca de uma visão prevista para se tornar realidade apenas daqui a 5, 10 anos?

É aí que entra a linha da visão.

Construir a linha da visão nada mais é do que, a partir da visão de futuro projetada para se concretizar daqui a 5 ou 10 anos, relacionar ano a ano os principais projetos que serão desenvolvidos pela empresa e que vão contribuir para que a linha da visão se concretize. Claro que, durante um período relativamente longo, as mudanças ocorrem. Entretanto isso não invalida o papel fundamental desempenhado pela linha da visão no planejamento. Por esse motivo a linha da visão necessita ser atualizada ano a ano por ocasião do realinhamento da estratégia. Isso é feito rediscutindo a cada ano os projetos para o ano em curso e os anos subsequentes.

Para ilustrar vamos construir uma linha da visão hipotética para uma clínica especializada em diagnóstico por imagem.

Na discussão das declarações corporativas definiu-se a visão de futuro da clínica como sendo “Ser referência nacional em diagnóstico por imagem até 2025.”

Uma visão de futuro com um horizonte de 10 anos poderia levar muita gente a pensar “se é apenas para 2025 que tal começar a me preocupar com ela depois de 2020?”. Ocorre que para que essa visão estratégica ambiciosa se concretize em 2025 é necessário começar a trabalhar o quanto antes em prol dela desenvolvendo os seus marcos estratégicos (projetos representados na linha).

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A necessidade da elaboração da linha da visão pelos envolvidos no workshop de planejamento estratégico estimula a reflexão e o debate de alguns marcos importantes fundamentais para que a visão seja alcançada em 2025.

Para finalizar gosto muito de mencionar em aulas e palestras um pensamento do Benjamin B. Tregoe que ilustra muito bem o papel de uma visão bem enunciada e compreendida por todos os colaboradores.

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A propósito a sua organização possui uma Linha da Visão?

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