Maximizando resultados na Agricultura com a utilização de indicadores

Depois de abordar no DG 7 a utilização dos indicadores de desempenho na Pecuária, seguindo essa linha de estudar o Agronegócio, vamos agora tratar da gestão do desempenho na Agricultura.

O setor agrícola apresenta algumas características que o distinguem dos demais setores da economia, tais como:

  • A terra é participante da produção;dg10imagem2
  • Dependência do clima: determina épocas de plantio, colheitas, escolha de variedades e espécies;
  • Dependência de condições biológicas;
  • Incidência de riscos: a agricultura pode ser afetada por problemas causados pelo clima, pelo ataque de pragas, e também pelas flutuações de preços dos produtos no mercado internacional.

Pode-se dizer ainda que a agricultura se sustenta a partir de quatro elementos: natureza, tecnologia, mão de obra e o capital, que é consequência dos outros três. A natureza influencia em grande parte no que é possível cultivar, mas cabem às pessoas determinar o que realmente cultivar com a tecnologia, o capital e a mão-de-obra disponíveis. Nesse sentido, a tecnologia tem atenuado à imprevisibilidade da natureza, mas só ela não é suficiente em face da competitividade mundial – as pessoas são o diferencial!

Para a administração rural, essas características, isoladas ou em conjunto, podem surtir efeitos tanto prejudiciais quanto benéficos. Para atenuar os efeitos prejudiciais, o empresário rural deve gerenciar o negócio a partir da gestão do desempenho da propriedade. Nesse sentido, um sistema de indicadores não deve ser utilizado com o objetivo único de controle, mas sim de agregar valor e auxiliar a projetar o desempenho futuro, a partir de um processo de aprendizado. Os indicadores devem ser construídos com base em critérios: devem ser consistentes com os objetivos da organização, a coleta dos dados deve ser simples, devem ser viáveis economicamente, fáceis de entender, estáveis e rastreáveis ao longo do tempo.

Baseando nas peculiaridades do setor, alguns indicadores podem ser recomendados, tais como:

– Índice de Qualidade dos Grãos: o objetivo do negócio deve ser produzir 100% dos grãos com qualidade, mitigando o desperdício na área. A meta deve ser traçada gradativamente, para que, a partir do momento em que é atingido aquele valor, ela aumente se tornando assim mais desafiadora.

– Índice de Produtividade por Hectare: é calculado em sacas/ha e indica a quantidade de sacas produzidas naquele período por hectare. Neste indicador, quanto maior o resultado, melhor para o negócio.

– Índice da Safra Vendida: indica o percentual da safra que foi comercializada. Dessa forma, o negócio pode controlar qual a demanda da sua produção.

– Margem de Lucro de uma Saca: indica a margem de lucro obtida na produção de uma saca.

– Índice de Acidente: controla o número de acidentes ocorridos no período, e deve ter como meta 0 (zero). O trabalho agrícola apresenta riscos ocupacionais com gravidade variável, como a exposição a agrotóxicos, intempéries, desgaste físico, animais peçonhentos, ruído, poeira, calor, contato com máquinas e equipamentos, entre outros. Com isso, o controle desse indicador é essencial.

– Índice de Produtividade por Funcionário: evidencia o quanto um empregado está efetivamente impactando nos resultados de produção da empresa. Pode ser medido em reais por colaborador.

Assim como os indicadores de desempenho para a Pecuária, a periodicidade de cálculo do indicador na Agricultura vai variar de acordo com o negócio, com o mercado, com a concorrência e com o interesse do proprietário nas informações. Mas podem ser calculados por safra, anualmente, semestralmente ou mensalmente.

Yanne Souza Alves Cunha – yanne_cunha@hotmail.com

Annibal Affonso Neto – annibal@terra.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s