Que ferramentas usar no desenvolvimento da estratégia? (parte 2)

Dando prosseguimento a apresentação de ferramentas de estratégia, iniciada no DG 8, apresento mais três ferramentas úteis: as cinco forças de Porter, matriz de atratividade do negócio e a matriz produto-mercado também chamada de matriz Ansoff.

As Cinco Forças de Porter é uma ferramenta que auxilia na análise de um determinado setor, o diagnóstico do ambiente competitivo por meio do mapeamento dos atores que determinam a competição em um determinado segmento. A ferramenta se baseia em cinco forças: concorrência no segmento, poder de negociação de fornecedores, poder de negociação de clientes, novos entrantes e produto/serviço substituto.
dg9-1

Compreender o papel de cada uma das cinco forças e como elas atuam é fundamental para a empresa conquistar uma posição competitiva superior no segmento de atuação.

A Matriz de Atratividade do Negócio também chamada de Matriz GE ou Matriz McKinsey é uma matriz 3 X 3, portanto com 9 quadrantes, cujo objetivo é analisar o portfólio das unidades de negócios revelando a competitividade da empresa em segmentos classificados por ordem de  atratividade de mercado.

dg9-2

No eixo x representa-se a atratividade da indústria (segmento de mercado) classificada em alta, média ou baixa. No eixo y a força competitiva da unidade de negócio também classificada em alta, média ou baixa.

A partir daí temos 3 quadrantes que recomendam investimento seguro e crescimento, três que recomendam investimento de forma cautelosa e três quadrantes que recomendam desinvestir.

dg9-3

A Matriz Produto-Mercado (Ansoff) é uma matriz 2 X 2, com produtos atuais e produtos novos ao longo do eixo x, e mercados atuais e mercados novos ao longo do eixo y.

dg9-4

A Matriz de Ansoff tem como objetivo principal analisar a expansão de produtos e mercados visando desenvolver oportunidades de crescimento para as empresas. Essa matriz pode ser utilizada no momento em que estiver mapeando o portfólio de negócios de sua empresa. Você vai analisar a receita gerada pelos produtos existentes, e vai compará-la com a receita que a sua empresa espera alcançar. A matriz possibilita estruturar e definir a estratégia para esse crescimento.

A partir da análise com a utilização da matriz produto-mercado quatro estratégias são possíveis: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos/serviços ou diversificação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s