Marketing preditivo: identificando a estratégia certa

Você já ouviu falar em Marketing Preditivo?

Em poucas palavras pode-se dizer que o marketing preditivo é a abordagem de marketing que utiliza o big data para desenvolver estimativas mais precisas do comportamento futuro dos clientes. Mais especificamente, o marketing preditivo usa a ciência de dados para prever com precisão quais  estratégias de marketing têm maior probabilidade de sucesso. Resumindo, a inteligência preditiva impulsiona a tomada de decisão em marketing.

O marketing preditivo é, portanto, uma técnica de marketing que utiliza a análise de dados para identificar as estratégias de marketing que têm maior probabilidade de alcançar os objetivos pretendidos pela empresa. Com ele as empresas podem fazer uso de dados do negócio, dados de atividades comerciais, de marketing e vendas e algoritmos matemáticos para alinhar padrões e verificar os critérios mais adequados para as próximas ações de marketing. As empresas que utilizam essa abordagem podem tomar decisões baseadas em fatos e dados para maximizar os resultados.

O marketing preditivo prepara as empresas para obterem mais informações sobre seus clientes, a fim de identificar padrões e dessa forma prever resultados e tendências futuras.

O marketing preditivo não é uma abordagem nova, todavia é muito mais eficaz do que a anterior, que exigia muito tempo de utilização de ferramentas de extração, transformação e carregamento (ETL) para coletar dados de uma variedade de fontes para criar um único recurso de forma a analisar e identificar clientes em potencial com base em sua semelhança com clientes atuais.

O ETL, Extract, Transform, and Load. é um tipo de data integration, conforme sigla sugere, em três etapas (extração, transformação, carregamento). É utilizado para combinar dados de diversas fontes construindo um data warehouse.

O boom do marketing preditivo se deveu a três fatores principais, incluindo a enorme quantidade de dados que os profissionais de marketing podem acessar de todas as fontes disponíveis, acesso a dados em tempo real e a introdução da computação em nuvem que fornece tecnologias de Big Data.

Com as ferramentas marketing preditivo disponíveis no mercado cada vez mais precisas e sofisticadas, os profissionais de marketing têm acesso a melhores resultados e podem medir as fontes de publicidade e audiência para desenvolver campanhas com respostas previsíveis. À medida que as ferramentas oferecidas pelo mercado se tornam mais disponíveis as empresas começam a perceber de forma mais clara o valor dessa abordagem orientada por dados.

As ferramentas orientadas a dados tornaram-se mais acessíveis para empresas e profissionais de marketing nos últimos anos, eliminando parte da necessidade de cientistas de dados interpretarem os dados. E as ferramentas de marketing preditivo ajudam as empresas a usar seus dados especificamente para fazer previsões baseadas em dados sobre como seus clientes farão compras, quando farão compras e quanto gastarão com base em seus comportamentos anteriores. À medida que as ferramentas evoluem, as empresas podem utilizar sistemas de marketing automatizados que criam modelos, implantam pontuações de leads e obtêm insights em tempo real.

Existem diversos benefícios em ter essa perspectiva dos consumidores e seus comportamentos, incluindo melhorar o envolvimento do cliente e aumentar a receita, obter uma segmentação de dados mais sofisticada, identificar campanhas e ações mais direcionadas aos clientes, utilizar melhor a verba do marketing e melhorar a pontuação de leads. Elimina grande parte do “achismo” do marketing e capacita as empresas a realizar previsões mais precisas.

Os benefícios do marketing preditivo podem ser melhor observados na Figura 1.

Utilizando as ferramentas de análise preditiva para marketing, a empresa poderá aumentar seus resultados com as campanhas de marketing. O marketing preditivo elimina as suposições da estratégia de marketing e possibilita que a empresa responda de forma mais dinâmica ao comportamento do cliente observado em diferentes canais.

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